Entrada > Notícias > Programa Potenciar as AEs
Publicado em: 26 Julho 2018

Programa Potenciar as AEs

“Potenciar as AEs” é um programa inovador que procura fortalecer e dinamizar o papel interventivo das associações de estudantes do Politécnico do Porto

As Associações de Estudantes são estruturas que desempenham um papel vital na dinamização da comunidade P.PORTO, bem como na defesa e representação dos estudantes nos órgãos de gestão das várias Escolas do Politécnico do Porto.

O Programa Potenciar as AEs do Politécnico do Porto visa capacitar e fortalecer ainda mais a dinâmica das associações, dotando-as de mais ferramentas.

Desenvolvido pela Presidência do Politécnico do Porto em articulação com os Serviços de Acção Social (SAS) do P.PORTO, o programa consiste num ciclo de formações ao longo do ano, destinado aos dirigentes das associações de estudantes nas mais diferentes áreas e valências.

São formações que abrangem temáticas como Comunicação, Organização de eventos Desportivos, Gestão Orçamental, Voluntariado, Gestão de Equipas, Erasmus +, entre outras áreas cruciais para a realização plena da vida académica.

Paulo Santos, Pró-presidente do Politécnico do Porto, considera as Associações de Estudantes "parceiros fundamentais no desenvolvimento de políticas conjuntas para o Politécnico do Porto, assim como na dinamização da nossa Comunidade. Este programa" - acrescenta -  "surgiu com o objetivo de potenciar as Associações de Estudantes, com ambição de termos as 8 melhores Associações de Estudantes do País. Em particular nas minhas funções conto com as Associações de Estudantes para terem um papel fulcral no desenvolvimento de um sentido de pertença ao Politécnico do Porto, por toda comunidade, desde Docentes, não Docentes, Estudantes e Alumnis. “

A primeira formação, articulada com os SAS do P.PORTO decorreu no dia 27 de junho e incidiu sobre o tema da Ação Social e Bolsas.  Conduzida por Paulo Babo, Técnico de Bolsas, e Clara Cardoso, Técnica de Alojamento, a formação procurou capacitar, de forma apropriada e informada, os núcleos associativos a atender as necessidades dos estudantes, necessidades estas tão prementes como Bolsas e Alojamento.

A próxima formação, subordinada ao tema Regulamento Geral de Proteção de Dados e Gestão de Redes Sociais, decorre dia 26 de setembro, às 14.00h no Edifício da Presidência do Politécnico do Porto.

O Politécnico do Porto encoraja uma colaboração ativa com as Associações de Estudantes de cada escola, reforçando estratégias e soluções que respondam eficazmente às preocupações dos estudantes e à realização de um percurso académico em equidade.

Ajudamos a ajudar.