Entrada > Notícias > Programa de Desenvolvimento de Competências de Estudo
Publicado em: 25 Maio 2021

Programa de Desenvolvimento de Competências de Estudo

De 16 março a 19 maio, o Gabinete de Integração Académica e Profissional do P.PORTO disponibiliza um conjunto de formações aos estudantes

A Presidência do Politécnico do Porto, através do seu Gabinete de Integração Académica e Profissional (GIAP), atenta aos desafios introduzidos pela pandemia COVID-19 no contexto académico, irá organizar um Programa de Desenvolvimento de Competências de Estudo que pretende apoiar e promover estratégias e métodos autorregulados de estudo e trabalho promotores do sucesso académico e adaptação de todos os estudantes.

Ser Estudante de 1.º ano Durante a Pandemia: Desafios e Oportunidades
16 de março, 16h-17h | Inscrição até 14 de março
A integração e o sucesso académico durante o 1.º ano de frequência no Ensino Superior constituem uma fase particularmente desafiante no percurso de todos os estudantes.Viver estes desafios durante uma pandemia exige elevada resiliência e motivação para a construção de respostas e estratégias à medida dos objetivos e necessidades individuais. Esta formação proporcionará um espaço de reflexão e apoio ao desenvolvimento de estratégias e recursos de planeamento e otimização do rendimento e desempenho individuais em contexto académico.

Gestão do Tempo de Estudo em Casa
30 de março, 16h-17h | Inscrição até 28 de março
Esta formação desafia à reflexão sobre os comportamentos de planeamento, organização e gestão do tempo, particularmente, associados ao estudo e desempenho académico em contexto de confinamento. Pretende-se aumentar os conhecimentos sobre os princípios da gestão do tempo, apoiar a identificação dos principais obstáculos à gestão produtiva do tempo e estimular o desenvolvimento de estratégias individuais promotoras do sucesso académico.

Sucesso Académico: Métodos e Estratégias
28 de abril 14h-15h | Inscrição até 25 de abril
27 de maio, 14h-15h | Inscrição até 25 maio
O sucesso académico constitui um fenómeno complexo e dinâmico, exigindo ao longo da frequência no Ensino Superior, o desenvolvimento de um perfil de competências de planeamento e de estudo orientado para os objetivos e metas individuais de desempenho. Esta formação, global e transversal às diferentes áreas científicas, tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de estratégias e métodos autorregulados de estudo e trabalho promotores do sucesso académico e adaptação ao Ensino Superior.

Motivação e Procrastinação no Ensino Superior
19 de maio, 11h-12h | Inscrição até 16 de maio
As respostas motivacionais face à frequência e ao estudo no Ensino Superior representam um desafio para muitos estudantes, em diferentes fases do seu percurso. Esta formação propõe-se promover o autoconhecimento acerca dos níveis motivacionais e processos comportamentais associados com impacto diferenciado para a preparação e para o desempenho e rendimento em contexto académico.