Entrada > Notícias > Prémio para Projeto QUALidade do P.PORTO
Publicado em: 02 Janeiro 2020

Prémio para Projeto QUALidade do P.PORTO

O Prémio de Voluntariado Universitário distinguiu o projeto QUALidade - Programa de Voluntariado Intergeracional em duas categorias

Os Prémios de Voluntariado Universitário Santander 2019 foram divulgados e entregues na passada quinta-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário. A cerimónia decorreu na sede do Banco Santander, em Lisboa, e o projeto QUALidade - Programa de Voluntariado Intergeracional do Politécnico do Porto recebeu a quinta menção honrosa, num concurso com 100 candidatos.

Na categoria PVU Comunicação, entregue ao projeto vídeo com mais votos atribuídos pelo público, o Politécnico do Porto teve oportunidade de brilhar  recebendo o primeiro prémio ex-aequo com o U.Dream da Universidade do Porto.

“Este prémio representa muito para nós, porque o vídeo é a imagem do que foi aquela semana: nota-se os afetos, as relações, tudo o que aconteceu. Mais do que ganhar o prémio é saber aquilo que nós fizemos e o que foi, para nós o projeto”, declarou Luís Maia, estudante do 3.º ano da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto, membro do projeto QUALidade.

Trata-se este de um projeto intergeracional que consiste num campo de férias para idosos em risco de abandono e em que são dinamizadas atividades através de voluntariado jovem. “Este prémio vai servir de estímulo para voltarmos a ser candidatos para o ano e para continuarmos a fazer mais e melhor em outras localidades e para continuarmos a fazer a diferença", concluiu Luís Maia.

Além da divulgação e entrega dos prémios, a cerimónia incluiu uma mesa redonda – que discutiu o tema “IES e Sociedade” – e a passagem pelo palco de vários responsáveis dos PVU e do Santander. Entre estes, esteve Javier Lopes, diretor corporativo de impacto social da área das universidades do Santander, que falou da visão e da estratégia do banco para este segmento, e Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander Portugal.

Com o objetivo de incentivar cada vez mais a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado e recompensar o esforço das Instituições do Ensino Superior e os jovens mais envolvidos nestas atividades, o Santander Universidades promove a criação destes prémios, distinguindo os projetos solidários dos estudantes do ensino superior.