Entrada > Notícias > Politécnico do Porto promove evento no IPO-Porto
Publicado em: 14 Dezembro 2017

Politécnico do Porto promove evento no IPO-Porto

Decorreu hoje, dia 14, no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) uma iniciativa promovida pela ESHT e PSH.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e o Porto School Hotel (PSH), do Politécnico do Porto, levaram hoje, dia 14, o chef estrela Michelin, Pedro Lemos, ao IPO-Porto, desafiando-o a confecionar uma sobremesa tradicional de Natal reinventada, e ao barman Tiago Castro a criar um cocktail saudável, sem álcool.

As várias dezenas de doentes oncológicos e acompanhantes seguiram, no hall principal do IPO, a confecção da sobremesa e bebida e, no final, provaram um arroz doce, a que Pedro Lemos chamou de "arroz de côco e yuzo". De acordo com o chef, a utilização do yuzo (citrino chinês) permitiu a redução muito substancial do açúcar, tendo utilizado para cada receita base apenas 60 gramas de açúcar.
O arroz doce foi depois coberto com espuma de côco. Quer o cocktail à base de sumos e extratos naturais, quer o novo conceito de arroz doce fizeram as delícias de pacientes e familiares. Pedro Lemos e Tiago Castro explicaram aos presentes os ingredientes principais das duas receitas, sublinhando as opções saudáveis incorporadas.

Esta iniciativa foi uma parceria entre a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da sua unidade de extensão Porto School Hotel, do Politécnico do Porto, e o IPO-Porto. O Politécnico do Porto, enquanto detentor da única escola de turismo pública no norte do país, pretende estreitar relações com a comunidade, neste caso proporcionando ao doente oncológico o contacto com um chef conceituado, com uma receita adaptada, valorizando a qualidade nutricional da mesma e ajustada à condição clínica dos doentes.

Duas dezenas de alunos da ESHT fizeram a distribuição da sobremesa e do cocktail aos utentes daquela unidade.