Entrada > Notícias > P.PORTO assina acordo de cooperação com universidade sul-coreana

P.PORTO assina acordo de cooperação com universidade sul-coreana

Foi assinado no dia 2 de maio, em Seul, o acordo entre a Universidade de Sungshin e o Politécnico do Porto.

A presidente da Universidade de Sungshin declarou estar muito honrada pela parceria com o Politécnico do Porto e por essa cooperação estar já a dar frutos. Carlos Ramos referiu na ocasião o PolyKor, um projeto liderado pelo P.PORTO e que visa a colaboração com a Coreia do Sul ao nível do Programa International Credit Mobility do ERASMUS+. Através do PolyKor o P.PORTO receberá em breve dois estudantes de mestrado da Universidade de Sungshin durante três meses e um professor, além de mais quatro estudantes e dois professores de duas outras universidades coreanas, a Universidade Católica de Daegu e a Universidade Nacional de Sunchon.

O acordo segue-se à colaboração efetuada, desde 2013, por pesquisadores do P.PORTO na Coreia do Sul, nomeadamente a professora Goreti Marreiros, do Instituto Superior de Engenharia e investigadora do GECAD, que acompanhou na visita, e o professor Tai-hoon Kim, que esteve na origem, pelo lado coreano, da criação do projeto EKRUCAmI, orientado para a área dos ambientes inteligentes, liderado pelo P.PORTO e financiado pela União Europeia em 210 mil euros.

As origens da Universidade de Sungshin remontam a 1936, tendo sido promovida a universidade em 1981. Com cerca de 12 mil estudantes e dois campus no centro de Seul, dispõe de infraestruturas excelentes a nível mundial, cobrindo áreas como as Humanidades, Ciências Sociais, Direito, Ciências Naturais, Ecologia, Saúde, Educação, Artes e Cultura e Computação — em breve terá também uma Escola de Engenharia.

Esta visita foi ainda acompanhada por dois investigadores da Universidade de Salamanca, também envolvida no projeto EKRUCAmI, que estabeleceu um acordo com a Universidade de Sungshin no mesmo dia.

Hwa Jin Shim, presidente da Universidade de Sungshin, e Carlos Ramos, Vice-Presidente do Politécnico do Porto, mostram o acordo assinado em Seul.

miguel.carvalho@sc.ipp.pt