Entrada > Notícias > Palestra na ESMAE recebe musicólogos conceituados
Publicado em: 27 Novembro 2018

Palestra na ESMAE recebe musicólogos conceituados

A escola de Artes do Politécnico do Porto organiza, no âmbito do programa Reencontros 21, o primeiro ciclo de palestras, a decorrer no dia 3 de dezembro no Teatro Helena Sá e Costa

Tendo como objectivo destacar o percurso artístico de antigos estudantes de piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) que, ao longo dos últimos anos, tenham vindo a desenvolver uma actividade artística relevante, os Reencontros 21 constituem-se como espaço mediador de novos diálogos artísticos.

Associando-se recitais de piano a concertos de música de câmara, pretende-se, com este projecto, criar um espaço que, por um lado, evidencie a especificidade de cada percurso musical e, por outro, favoreça a troca de conhecimentos e de experiências artísticas. Num espírito de partilha, procura igualmente propiciar um contexto que fomente o encontro entre antigos alunos de diferentes áreas instrumentais da ESMAE, permitindo programar momentos artísticos ricos e variados, respondendo a diferentes gostos e sensibilidades musicais.

É neste contexto que surge o primeiro ciclo de palestras dedicado à investigação em estudos performativos. Esta primeira edição, que se realiza a 3 de dezembro, conta com a presença de dois reputados musicólogos ingleses, Nicholas Cook e John Rink, professores na Universidade de Cambridge, cujas investigações têm colocado perspectivas inovadoras nesta matéria.

Sob o tópico Socialities of Music, a palestra de Nicholas Cook aborda questões sociais e interculturais da música, explorando aspectos relativos a práticas e géneros musicais em diferentes contextos. Autor de mais de uma centena de livros publicados em 17 idiomas diferentes, o seu trabalho abrange um campo de investigação muito diversificado, desde a musicologia e teoria musical, até à música popular e mundial. Nicholas Cook é membro da British Academy e da Academy of Europaea.

Considerado uma das maiores autoridades mundiais na música de Chopin, autor de  diversas edições críticas da Peters, John Rink dirige a sua comunicação para a interpretação e performance da obra deste compositor. Rehearing Chopin’s Works with Orchestra examina as seis peças para piano e orquestra e sua interpretação em instrumentos históricos.

Esta palestra será seguida de uma masterclass, a decorrer no dia 4 de dezembro, na sala Teresa Macedo.

Inscrições até ao dia 2 de dezembro, ou no próprio dia, no Teatro Helena Sá e Costa.