Entrada > Notícias > P.Porto
Publicado em: 27 Maio 2016

P.Porto

Artigo de opinião da Presidente do Politécnico do Porto.

O Politécnico do Porto encerrou ontem as comemorações dos seus 30 anos de existência comum como instituição. Ao longo de 2015, fizemos a festa com mais de 300 eventos de natureza, científica, cultural, social e artística que oferecemos à cidade, à região e ao país, como testemunho vivo das nossas competências e capacidades enquanto instituição de Ensino Superior dinâmica e moderna.

O Politécnico do Porto é uma instituição de referência no Ensino Superior em Portugal, patente na relevância e reconhecimento da sua oferta formativa (quinta maior instituição de toda a rede de Ensino Superior), no número de estudantes que atrai de forma sustentada ao longo dos anos em primeira preferência (quinto IE em atratividade), no lugar que ocupa em rankings internacionais de investigação científica e na vigorosa articulação que constituiu quer com o tecido económico e social regional quer com diferentes entidades nacionais e internacionais.

Somos uma comunidade global, fruto de programas de cooperação com mais de 700 instituições de quatro continentes, além de uma presença permanente em programas internacionais de educação e investigação. Acolhemos, anualmente, uma média de mil estudantes internacionais nas sete escolas do P. Porto. Todos os anos 48 universidades de 19 países recebem os nossos estudantes e docentes e os nossos investigadores e pós-graduados desfrutaram, no âmbito de programas comunitários, de estágios profissionais em empresas internacionais.

O posicionamento alcançado não nos faz parar, antes nos incentiva e mobiliza.

Somos uma instituição que se pensa e assume a responsabilidade de ser senhora do destino, autora da história, protagonista com outros na permanente reinvenção do Mundo. Por isso, encetamos em 2015 um programa ambicioso de reformas, redefinindo e dando consistência aos clusters de formação e investigação onde exercemos a nossa missão - concentrando massa crítica, recursos físicos e humanos, valor, robustecendo mais e melhor a formação dos nossos 18 mil estudantes.

Decidimos no presente para liderar o futuro.

Convocamos todos os nossos parceiros do tecido social, empresarial, cultural, para juntos prosseguiremos esta aventura sem fim de projetar o Mundo à medida do sonho, à medida dos homens.

Parabéns a todos que diariamente constroem esta força que é o Politécnico do Porto.

Link para o JN