Entrada > Notícias > P.PORTO recebe evento da EURASHE
Publicado em: 20 Setembro 2019

P.PORTO recebe evento da EURASHE

Os Ciclos de Curta Duração no Ensino Superior são o mote do debate, que se realiza nos dias 19 e 20 de setembro no Politécnico do Porto

A Associação Europeia de Instituições de Ensino Superior, EURASHE, em parceria com o Politécnico do Porto, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior organizam o evento Peer Learning Activity (PLA) on Short-Cycle Higher Education (SCHE).

Esta PLA consiste numa oportunidade de debate, intercâmbio de boas práticas e reflexão subordinada à temática dos Ciclos de Curta Duração no Ensino Superior, nomeadamente em Portugal, alargando a reflexão a instituições congéneres, locais e internacionais, agências de avaliação e acreditação e entidades governamentais.

Observando a realidade contemporânea, serão equacionados e debatidos os principais objetivos do SCHE, na sua ligação ao mercado do trabalho e contemplando as principais necessidades e desafios a enfrentar. Para além destas questões serão também objeto de debate os programas de formação de orientação prática, a sua viabilidade, avaliação e garantia de qualidade, assim como o reconhecimento e impacto na rede de Ensino Superior.

João Rocha, Presidente do P.PORTO, marcará presença na sessão de abertura, no dia 19 de setembro, acompanhado de Pedro Dominguinhos, presidente do CCISP, e Michal Karpíšek, secretário-geral da EURASHE. Presentes também estarão o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, o diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz.

Fundada em 1990 em Patras, na Grécia, a EURASHE é uma organização de referência, que representa as instituições do ensino superior politécnico, e outros sub-sectores equivalentes, com o objectivo fundamental de contribuir para internacionalização destas instituições, a todos os níveis, fortalecendo a sua capacidade de responder de um modo rápido e flexível às necessidades e exigências do novo mercado de trabalho, que tem sido aliás o grande objectivo da "experiência politécnica" um pouco por todo o mundo.

Mais de 500 instituições de ensino superior de 40 países, dentro e fora do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) estão filiados na EURASHE. Os membros são associações nacionais de instituições de ensino superior e instituições de ensino superior individuais, tais como universidades, politécnicos e as designadas universidades de ciências aplicadas.

Outras associações profissionais e organizações relacionadas com o ensino superior também são membros da EURASHE.