Entrada > Notícias > P.PORTO no Brasil com secretário de estado
Publicado em: 10 Março 2020

P.PORTO no Brasil com secretário de estado

A visita inseriu-se no âmbito da missão de internacionalização do CCISP, do qual o Politécnico do Porto faz parte

A reunião da Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (REARI), que decorreu na manhã de segunda-feira, dia 9, contou com a presença de João Sobrinho Teixeira, secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de Cristina Pinto da Silva, vice-presidente do P.PORTO.

Realizada na Universidade Federal Fluminense, a reunião contou também com a presença de António Cláudio, reitor da mesma, Armando Pires do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), e a delegação da Missão Brasil composta por membros das várias instituições de ensino superior da rede politécnica.

Tanto o reitor como o secretário de estado declaram esta iniciativa de internacionalização e a educação como parte de uma crucial missão de "resgate da humanidade" e de promoção do exercício de cidadania em confronto com os populismos emergentes. "Para nós, governo", afirma João Sobrinho, "a diferença e a multiculturalidade são valores fundamentais para o país", concluindo que mesmo "numa conjuntura importante de globalização, a identidade lusófona poderá e deverá ser um elemento de diferenciação positiva e competitiva".

Para Cristina Pinto da Silva, "a internacionalização, mais do que um dos eixos estratégicos da nossa missão, é cada vez mais uma necessidade", afirmando que no "intercâmbio de estudantes docentes e não docentes todos ficamos a ganhar na promoção da ciência, do conhecimento e sobretudo no exercício da tolerância".

A missão do Brasil continua até dia 20 de março.