Entrada > Notícias > P.PORTO em parceria com Hospital de S. João
Publicado em: 01 Abril 2020

P.PORTO em parceria com Hospital de S. João

O projeto #ficaOcupadosaojoao é uma parceria da ATC de Terapia Ocupacional da ESS, escola de Saúde do P.PORTO, e do CHU São João

Iniciativa do Gabinete de Terapia Ocupacional do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João, em parceria com a Área Técnico-científica de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, este projeto reúne 20 terapeutas ocupacionais e 50 estudantes finalistas da Licenciatura em Terapia Ocupacional, que em conjunto e de forma voluntária, pensaram e desenvolveram o projeto #ficaOcupadosaojoao, com o objetivo de promover rotinas saudáveis e o bem-estar físico e mental de todos os portugueses em situação de contenção e isolamento social.

O projeto disponibiliza um conjunto de recursos informativos, de organização de rotinas saudáveis e de ocupação diária, a todos os utentes internados no Hospital com COVID-19, bem como a outras pessoas em situação de hospitalização domiciliária ou isolamento profilático em casa, contribuindo para a promoção do seu equilíbrio ocupacional, bem-estar físico e mental.

Através do dispositivo móvel ou qualquer outro interface tecnológico, poderá ter acesso a um conjunto de recursos, informações, dicas e links, continuamente renovados, relacionados com diferentes domínios e áreas da vida, como o lazer, a gestão doméstica, a educação, o teletrabalho, o sono, a atividade física, as relações sociais, a gestão do stress, o autocuidado e a espiritualidade.Fornece-se ainda um conjunto de informações, criteriosamente selecionadas, sobre o COVID-19.

Alicerçado num dos pressupostos basilares da ciência ocupacional – a ocupação é parte integrante da condição humana e elemento central da nossa identidade, senso de propósito e determinante central de bem-estar e saúde estamos convictos que este recurso pode contribuir para que esta situação transitória de isolamento e distanciamento social dos portugueses (hospitalizados ou em domicílio), possa ser vivida de forma mais estimulante, serena e tranquila, contribuindo para a reorganização e melhor adaptação de todos e cada um de nós a esta situação.

#ficaOcupadosaojoao