Entrada > Notícias > P.PORTO e PSTQB assinam protocolo
Publicado em: 05 Junho 2023

P.PORTO e PSTQB assinam protocolo

Criada em 2010, a Associação Portuguesa de Testes de Software é uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada

O Politécnico do Porto (P.PORTO) e a Associação Portuguesa de Testes de Software (PSTQB, na sigla em inglês) assinaram, recentemente, um protocolo de colaboração. O acordo agora firmado tem como objetivo a formação e certificação do corpo docente e restante comunidade académica do P.PORTO com o propósito de obter certificação na área de Testes de Software atribuída pela PSTQB.

Permitirá ainda a articulação e o desenvolvimento, em parceria, de iniciativas com a intenção de adequar e enriquecer os planos curriculares já lecionados nos cursos ministrados pelo P.PORTO, nomeadamente Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações; e desenvolver novas ofertas formativas graduadas ou pós-graduadas, que simultaneamente contribuam para a sua melhoria qualitativa e maior procura da oferta formativa do P.PORTO e para uma melhor adaptação do perfil de formação dos graduados às necessidades da PSTQB.

Será, assim, possível valorizar o currículo e facilitar o acesso dos jovens a formação e a certificações reconhecidas internacionalmente, contribuindo para o aumento do número de certificações na área de Testes de Software na Comunidade P.PORTO.

Pretende-se também despertar a consciência para novas saídas profissionais no mercado de trabalho para futuros profissionais de Testes e contribuir para o aumento dos mesmos e da sua capacitação, combatendo a escassez de profissionais nesta área em Portugal.

O estabelecimento destes protocolos permite a criação de programas entre estudantes e empresas associadas à PSTQB, de modo a proporcionar aos recém-licenciados um primeiro contacto com o mercado de trabalho na área.

Recorde-se que a PSTQB é quem, em Portugal, representa a International Software Testing Qualifications Board (ISTQB). Segue, em baixo, a tabela de preços e descontos para fomações e certificações PSTQB para membros da Comunidade P.PORTO.

Combined Shape

Navigation