Entrada > Notícias > P.PORTO disponibiliza um livro no dia mundial da leitura
Publicado em: 23 Abril 2020

P.PORTO disponibiliza um livro no dia mundial da leitura

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Se este ano vai ser difícil oferecer uma rosa, fácil será oferecer um livro. O Politécnico do Porto celebra esta data tão importante oferecendo um livro, uma referência da literatura policial (e não só) portuguesa.

O Mistério da Estrada de Sintra, escrito a quatro mãos por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, em 1870, constituiu, no seu tempo, uma verdadeira aventura literária que causou perplexidade na adormecida vida cultural da Lisboa da segunda metade do século XIX.

Para acentuar o espanto que este romance epistolar acabou por suscitar, levou­‑se a cabo a sua publicação naquele que era então um jornal de fundação recente, à procura de penetração em novas camadas de leitores, o Diário de Notícias, um título inovador no panorama da nossa imprensa e bem mereceu a atenção que sobre ele recaiu, ao dar publicidade a este mistério sob forma de cartas.

O MISTÉRIO DA ESTRADA DE SINTRA

Combined Shape

Navigation