Entrada > Notícias > Novo mestrado em Inteligência Artificial no ISEP
Publicado em: 14 Julho 2020

Novo mestrado em Inteligência Artificial no ISEP

O ISEP é a primeira escola em Portugal a implementar um Mestrado com a designação Inteligência Artificial e com um foco abrangente nos domínios da IA

O Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) é uma nova oferta formativa do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), escola de engenharia do Politécnico do Porto, que representa uma aposta na Excelência, na Inovação e no Futuro em uma área em grande desenvolvimento e com um vasto leque de saídas profissionais bem remuneradas a nível nacional e internacional.

O novo curso da área científica de Engenharia Informática decorre em articulação com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), unidade de I&D do ISEP classificada com excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Trata-se do único curso de Mestrado em Portugal com a designação Inteligência Artificial, tendo uma visão abrangente dessa área do conhecimento.

“O curso de Mestrado em Engenharia e Inteligência Artificial assenta na utilização de práticas pedagógicas inovadoras, sobretudo as que incutem capacidades de resolução de problemas complexos, raciocínio crítico e criatividade, no fundo as 3 principais competências transversais previstas para 2020 pelos empregadores (Top 10 Soft Skills 2020)”, refere Luiz Faria, diretor do Departamento de Engenharia Informática do ISEP.

Tais práticas podem ter um caráter integrador no que respeita ao desenvolvimento de trabalhos práticos conjuntos entre estudantes deste Mestrado e outros estudantes do ISEP e do Politécnico do Porto, promovendo a formação multidisciplinar e o desenvolvimento de projetos que pretendam dar resposta a desafios abertos que incentivem a inovação e criatividade dos alunos.

O curso aborda as principais metodologias e tecnologias da Inteligência Artificial (IA) de um modo abrangente, nomeadamente: Paradigmas de Programação em IA; Engenharia do Conhecimento; Planeamento e Apoio à Decisão; Aprendizagem Automática; Língua Natural; Ambientes Inteligentes; Internet das Coisas; Visão por Computador; Robótica; Agentes Inteligentes; Aspetos Sociais de IA; Investigação e Inovação em IA; Aplicações de IA; Preparação e Desenvolvimento de Estágio/Projeto/Dissertação.

Adicionalmente o MEIA incorpora várias práticas de inovação pedagógica e está adaptado a alunos já inseridos no mercado de trabalho.

Combined Shape

Navigation