Entrada > Notícias > Marques dos Santos é o novo Presidente do Conselho Geral P.PORTO
Publicado em: 16 Junho 2017

Marques dos Santos é o novo Presidente do Conselho Geral P.PORTO

O Conselho Geral do P.PORTO é constituído por professores e investigadores, estudantes e um representante dos funcionários não docentes e não investigadores, bem como personalidades externas de reconhecido mérito.

São membros do Conselho Geral, eleitos na sequência do ato eleitoral de 4 de abril, Agostinho Cruz (ESS); António Augusto Aguiar (ESMAE); António Oliveira Guedes (ESE); Cristina de Matos (ISEP); Daniela Coimbra (ESMAE); Dorabela Gamboa (ESTG); Eduardo Pereira da Silva (ISEP); Eurico de Lima Basto (ISCAP); Flávio Ferreira (ESHT); Fernando de Magalhães (ISCAP); João Rocha (ISEP); José Alberto Rodrigues (ISEP); Maria Joana de Sampaio Veiga (ISEP); Olívia Silva (ESMAD); Raúl Guichard Alves (ISCAP); Rui Ferreira (ESE); Rui Veiga de Macedo (ESS) e Vanda Monteiro Lima (ESTG), representantes dos Professores e Investigadores; João Pedro Videira; José Pedro Leite; Jacinta Mendonça, João Pedro Barroso; Gonçalo Delfino e Luís Jacob Salazar, representante dos Estudantes; e  Mário Guerra, representante dos Funcionários Não docentes e Não Investigadores. A tomada de posse decorreu no dia 5 de junho, segunda-feira.

Entretanto, e na sequência da
 reunião de 5 de junho, cujo ponto único da ordem do dia foi Cooptação das Personalidades Externas previstas no n.º 1 do art.º 9.º dos Estatutos, tomaram posse hoje, 9 de junho, as seguintes personalidades externas de reconhecido mérito:

Alcindo Barbosa

Foi presidente do Conselho de Administração Regional de Saúde do Norte. Integra a Coordenação Nacional para a Reforma do SNS na Área dos Cuidados de Saúde Primários, entre outros grupos de trabalho.

Ângelo Ramalho
Presidente da Comissão Executiva da EFACED desde 2015. Desempenhou funções de administrador da Portgás, Setgás, Galp Açores e Galp Madeira.

Emídio Guerreiro

Deputado
à Assembleia da República desde 2005, pertencendo às comissões parlamentares de Economia, Inovação e Obras Públicas, Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. Foi Secretário de Estado do Desporto e Juventude nos XIX e XX Governos Constitucionais.

Pedro Mota Soares
Deputado à Assembleia da República desde 1999 e vice-presidente do CDS. Foi Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social nos XIX e XX Governos Constitucionais.

Marques dos Santos

Diretor da FEUP entre 1990 e 2001, vice-reitor da Universidade do Porto entre 2002 e 2006 e reitor da mesma instituição de 2006 a 2014.

José Mendonça

Presidente do Conselho de Administração do INESC-TEC desde 2005. Desempenha diversos cargos de gestão de C&T.

Raúl Ferreira

Presidente da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal desde 2013. Administrador da RibeiroFerreira- Consulting desde 2017.

Rui Sá

Foi vereador da Câmara Municipal do Porto entre 1999 e 2011, tendo detido o pelouro do Ambiente e da Reforma Administrativa. Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de 2002 a 2005, entre outros.

Todas estas personalidades tomaram posse a 9 de junho, com duas exceções que irão tomar posse em data a anunciar:
Fernando Lapa, compositor português e professor de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Musical do Porto, desde 1984, e de composição, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo; e Fernando Gomes, ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol e, desde 2011, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.