Entrada > Notícias > Mário Cláudio nas Oficinas do Politécnico do Porto
Publicado em: 28 Fevereiro 2019

Mário Cláudio nas Oficinas do Politécnico do Porto

Escritor, poeta, ensaísta, vencedor do Prémio Pessoa, Mário Cláudio dinamiza a 2.ª edição das oficinas de escrita criativa do Politécnico do Porto

Depois de Ana Luísa Amaral, a oficina Escrever com... é orientada pelo escritor Mário Cláudio e tem como propósito fundamental facultar ao público interessado os conhecimentos e as técnicas de redação necessárias à produção de textos originais do género narrativo. Esta oficina envolve processos de ensino-aprendizagem que visam, sobretudo, estimular a curiosidade, a criatividade e a reflexão através da prática de escrita.

Mário Cláudio (pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa) nasceu no Porto, em 6 de novembro de 1941. Nesta cidade efetuou estudos secundários. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, veio a diplomar-se mais tarde com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma universidade.

Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica, frequentou a Universidade de Londres (University College), onde se pós-graduou como Master of Arts in Library and Information Studies. É professor do ensino superior. Foi condecorado com a Ordem de Santiago de Espada (2001) e recebeu a comenda Chevalier des Arts et des Lettres, atribuída pelo Ministério da Cultura de França (2006). Recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Pessoa, em 2004. É autor de inúmeros artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira e tem proferido palestras e conferências sobre temas literários ou conotados com a literatura. As suas obras estão traduzidas em inglês, castelhano, francês, italiano, alemão, húngaro, checo e croata.

O autor de Os Naufrágios de Camões acredita que um mesmo texto é passível de ser escrito e reescrito, numa devota procura pelo perfeccionismo. Prefere escrever à mão e não abdica deste método. Afirma precisar sentir o elemento corpóreo do texto, "a rasura", e apresenta Proust como "paradigma inatingível".

Escrever com Mário Cláudio decorre na Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto em horário pós-laboral (18h-20h), nos dias 6, 13, 20 e 27 de março e 3, 10, 17 e 24 de abril.

As Oficinas do Politécnico do Porto são uma iniciativa do P.PORTO destinada à comunidade de estudantes, docentes, funcionários, alumni e todos aqueles elementos deste mesmo universo que se encontrem aposentados.

As oficinas realizam-se nas instalações das diferentes escolas do Politécnico do Porto, em horário pós-laboral, organizadas em blocos de duas horas semanais. Cada oficina têm um número limite de 15 inscrições (link em baixo). Aos inscritos será atribuído um certificado de participação.

* Se não conseguir inscrever-se no formulário, por favor escreva para