Entrada > Notícias > P.PORTO lança em DVD ópera de Marcos Portugal
Publicado em: 16 Outubro 2019

P.PORTO lança em DVD ópera de Marcos Portugal

Chega agora a formato DVD a ópera "La Donna di Genio Volubile", uma coprodução Ópera Estúdio da ESMAE, escola de Artes do Politécnico do Porto, e do TNSJ

A ópera de Marcos Portugal (1762-1830), inscrita no género buffa, estará disponível em formato DVD pela mão da editora Polifonia do Politécnico do Porto. O lançamento do DVD está agendado para o dia 24 de outubro, às 18h30, no Salão Nobre do Teatro Nacional de São João (TNSJ).

Com a presença da presidência do Politécnico do Porto, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e da administração do TNSJ, o dia de lançamento contempla uma apresentação do DVD, pelo diretor artístico, António Salgado, o encenador, António Durães, e Ana Liberal, responsável pela edição musical, seguido da apresentação musical de dois momentos da ópera, canto e piano.  Para além da possibilidade de compra do DVD, estarão em exposição três dos figurinos presentes no espetáculo, da autoria de Hugo Bonjour.

La Donna di Genio Volubile  estreou em julho de 2018 no TNSJ,  uma coprodução entre a Ópera Estúdio da ESMAE - Pós-Graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais e o TNSJ.  No ano em que se comemoram os 220 anos da inauguração e os 110 anos do incêndio do primeiro Teatro de São João, esta peça de dois atos narra a história de uma mulher indecisa, caprichosa e enredada na própria volubilidade

A composição do luso-brasileiro Marcos Portugal, um dos raros nomes da música portuguesa a fazer uma notável carreira internacional, faz parte de um vasto espólio, com destaque para a ópera, onde compôs mais de 40 peças, e na música sacra, com mais de uma centena de obras produzidas.

Com direção artística de António Salgado e direção musical de José Eduardo Gomes, esta é a segunda vez que a “mulher de génio volúvel” é representada no TNSJ. A primeira vez foi em 1805, ainda este espaço chamava-se Real Teatro de São João. Passados dois séculos a Donna mais inquieta e caprichosa foi retirada do esquecimento em que se encontrava, no acervo do Porto, por Ana Liberal e David Cranmer do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, e tem por base a única cópia manuscrita existente em Portugal, uma partitura oferecida pela Soprano Carolina Grifoni, prima-donna da companhia lírica do São João, à Viscondessa de Balsemão.