Entrada > Notícias > Prémio da Sociedade Portuguesa de Robótica para projeto do ISEP
Publicado em: 07 Junho 2018

Prémio da Sociedade Portuguesa de Robótica para projeto do ISEP

A solução projetada pela equipa da Escola de Engenharia do Politécnico do Porto consiste num drone de asa rotativa para inspeção de ativos elétricos

Uma equipa constituída por investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), docentes e Alumni, do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS/INESC TEC), venceu o Prémio Inovação e Transferência de Tecnologia da Sociedade Portuguesa de Robótica 2017, com o projeto “Drone de Asa Rotativa para Inspeção de Ativos EDP”.

A distinção foi entregue na ICARSC 2018 – 18th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, no âmbito do Festival Nacional de Robótica 2018, que decorreu em Torres Vedras, entre 25 e 29 de abril.

Este projeto tinha já vencido a 3.ª edição dos Prémios EDPartners, na categoria Inovação. O sucesso do equipamento deve-se ao trabalho conjunto dos docentes do ISEP, José Almeida, André Dias, Eduardo Silva, Alfredo Martins e dos investigadores, Tiago Miranda, Miguel Moreira, Fábio Azevedo, Alexandre Oliveira e André Martins, (estudantes e Alumni do ISEP) com vínculo ao INESC TEC.

Atribuído anualmente, o Prémio Inovação e Transferência de Tecnologia trata-se de uma distinção dada ao melhor projeto de inovação e transferência de tecnologia, elaborado no âmbito das áreas científicas da Robótica e afins, com vista a estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico desenvolvidos com base no conhecimento científico gerado nas instituições de ensino e investigação portuguesas.