Entrada > Notícias > Inauguração espaço IRIS
Publicado em: 13 Janeiro 2020

Inauguração espaço IRIS

No âmbito da colaboração com o projeto IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social, o Politécnico do Porto inaugurou, no dia 6 de janeiro, o novo espaço dedicado ao empreendedorismo social na Região Norte

O Politécnico do Porto (P.PORTO), o Instituto do Banco Europeu de Investimento (IBEI)  e a PortusPark - Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (APCTP) — promotores da Incubadora Regional de Inovação Social (IRIS) — inauguraram, na tarde do dia 6 de janeiro, o espaço IRIS, situado no número 94 da Praça Marquês de Pombal, Porto.

O espaço surge no contexto do protocolo de colaboração entre o Politécnico do Porto e a APCTP com o objetivo de promover a inovação social na Região Norte, através da criação de medidas de capacitação e do apoio a projetos que criam impacto social, tendo em vista o contributo positivo que estas ações assumem, não só para o crescimento da Região, como para o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes e comunidade do P.PORTO, assumindo-se como resposta inovadora em contexto de ensino superior.

"Esta parceria, que neste momento se consubstancia nestas instalações, deverá ser alargada por uma presença constante e permanente nas oito escolas do Politécnico do Porto. Nós vemos a inovação como uma área fundamental para qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) e temos uma política social que coaduna muito bem com a inovação social que a IRIS tem procurado implementar no Tâmega e Sousa", resume João Rocha, Presidente do P.PORTO.

Enquanto incubadora de captação de ideias, projetos e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de programas de inovação e empreendedorismo social, o projeto IRIS apoia e desenvolve soluções eficazes para problemas sociais e/ou ambientais graves e negligenciados. Para o efeito promove uma maior ligação à comunidade e ao trabalho em rede, uma vez que a resolução de desafios complexos requer a ação concertada de diferentes setores (social, empresarial, político e académico) orientados para a criação de um ecossistema promotor do desenvolvimento regional e impacto positivo na sociedade.

O Politécnico do Porto assume como missão crucial a inovação social e por conseguinte a criação e colaboração de medidas que se configurem como reais catalisadores do progresso regional nas mais diversas áreas. Este protocolo com a APCTP será assim uma parceria profícua na criação de um ecossistema que potencie a inovação social e o desenvolvimento da região. Serão desenvolvidas atividades de promoção na área tais como ações de capacitação destinados a estudantes e restantes membros da comunidade, procurando potenciar o envolvimento cívico e a criação de projetos de real impacto social.

"Além de potenciar o trabalho da IRIS, esta parceria permite aos nossos estudantes a capacitação em competências diversas e a possibilidade de acederem a projetos de inovação social que lhes permitem, não só um desempenho mais adequado no seu percurso formativo, mas sobretudo serem capazes de apresentar soluções para problemas que existem, colaborando ativamente no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, mais equilibrada e mais capaz de dar resposta aos problemas sociais", explica João Rocha. "Depositamos uma grande esperança nesta colaboração", conclui.