Entrada > Notícias > Imagens do Real Imaginado 2021
Publicado em: 05 Novembro 2021

Imagens do Real Imaginado 2021

A 17.ª edição do Imagens do Real Imaginado realiza-se de 2 a 8 de novembro, numa edição em parceria com a ISMAI - Universidade da Maia

De 2 a 8 de novembro realiza-se a 17.ª edição do Imagens do Real Imaginado - Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia (IRI), este ano organizado pela Escola Superior de Media Artes e Design | ESMAD, do Politécnico do Porto, em parceria com o ISMAI: Universidade da Maia.

Subordinada ao tema Rastreadores, esta edição contará com diversas sessões, iniciando com uma masterclass do renomado fotógrafo norte-americano Roger Ballen, uma sessão de cinema com os filmes premiados no Cinanima 2020 e com a inauguração da exposição “OMNISCÊNCIA: Estratégias de Fratura e Fuga”, na Galeria D. Manuel I (Fórum da Maia).

Porquê Rastreadores? Jorge Campos, docente da ESMAD, explica: "Com as redes sociais atingiu-se um novo patamar na concretização da profecia orwelliana, com uma diferença: a informação e a vigilância são agora totalmente imateriais. O rastreador é invisível, o rastreado, na maioria dos casos, inconsciente da sua vulnerabilidade. Computadores e smartphones, garantes da ampliação do espaço de liberdade em potência, são, igualmente, ferramentas de regulação sistémica, albergue de fake news, veículos de construção de realidades paralelas, detonadores do consumismo e a mais poderosa alavanca de negócios alguma vez concebida."

"A leitura deste admirável mundo novo não poderá ser feita exclusivamente através das ferramentas analíticas do passado. Exige o pensamento complexo, transdisciplinar, de que fala Edgar Morin. E exige o trabalho de criação capaz de interpelar o presente, abrindo portas a um real imaginado, acutilante e prospetivo. Esta edição do IRI vai nesse sentido."

Esta edição conta com mostras e discussões de projetos nacionais e internacionais, no âmbito do cinema, fotografia e multimédia, com o apoio de entidades como o Cinanima, a Agência da Curta Metragem e Câmara Municipal da Maia.

Extensões

Fórum da Maia | “OMNISCÊNCIA: Estratégias de Fratura e Fuga” - Exposição constituída por quatro peças e um conjunto de livros de artista. Artistas: Paula Albuquerque, Jennifer Lyn Morone, Filipe Vilas-Boas e o coletivo de Tiago Martins, João Correia e Sérgio Rebelo. Inaugura no dia 2 de novembro e decorre até dia 8 de novembro de 2021.

The Cave Photography
| “SÍLVIO” - Exposição de Isabel Campos inaugura a 6 de novembro e decorre até ao final do mês