Entrada > Notícias > EvoKE 2017

EvoKE 2017

ESE

Promovendo a literacia científica sobre a evolução na Europa. De 5 a 8 de fevereiro na Escola Superior de Educação.


O EvoKE 2017 contará com a presença de cerca de cem participantes que incluem investigadores, professores, comunicadores e jornalistas de ciência, representantes de museus e políticos de 15 países europeus. Nas celebrações do 208.º aniversário de Darwin, este encontro, que ocorre numa altura em que as divisões e clivagens na Europa são crescentes, pretende lançar uma discussão europeia e fomentar colaborações internacionais e interdisciplinares que contribuam para a literacia científica sobre evolução.

De facto, compreender a evolução é fundamental para entender o mundo que nos rodeia e resolver problemas que nos afetam a todos, sendo fundamental para a tomada de decisões informadas. Do aumento de bactérias resistentes a antibióticos, à extinção de espécies, da perda de eficácia de alguns fármacos anti-piolhos, à diminuição do tamanho dos bacalhaus, a solução passa por compreender a evolução.

Dada a sua importância, a evolução foi recentemente considerada pelo National Research Council como um dos 4 temas centrais da Biologia que devem nortear a construção dos programas desta disciplina desde o pré-escolar. No entanto, muitos europeus não compreendem a evolução apresentando muitas conceções erradas sobre este tema.

A conferência está estruturada em torno de uma série de sessões de grupo durante as quais os participantes irão identificar problemas comuns e explorar ideias para projetos colaborativos internacionais e interdisciplinares que fomentem literacia científica sobre evolução. Para ajudar nesta discussão terão lugar uma série de palestras (mais informação aqui) que abordarão temas como o nível de compreensão pública da evolução na Europa (Prof. Ditmaar Graf, Universidade de Giessen), conceções erradas comuns na sociedade sobre este tema (Prof. Gregory Ryan, Universidade de Guelph) e a importância de compreender a evolução (Prof. Jonathan Silvertown, Professor da Universidade de Edinburgh e autor de diversos livros de divulgação científica).

Explorar-se-á ainda o papel dos jornalistas de ciência (Joost van Karsteren, representante da Federação Europeia de Jornalistas de Ciência), dos museus (Justin Dillon, Universidade de Bristol) e de programas educativos europeus (Agueda Gras-Velazquez, Gestora do programa European Schoolnet) no fomento da literacia científica sobre esta temática. No final da conferência os participantes irão apresentar e discutir com todos as suas propostas para projetos interdisciplinares europeus.

O EvoKE – Evolutionary Knowledge for Everyone é um grupo de trabalho que pretende promover literacia científica sobre evolução a nível internacional. O encontro EvoKE 2017 é promovido pela European Society for Evolutionary Biology (ESEB), pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE), pela Associação Portuguesa Biologia Evolutiva (APBE), pelo Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (CIDTFF.UA), pela Society for the Study of Evolution (SSE), pelo Cercle des lauréats de la Fondation Schlumberger pour l’Education et la Recherche (Cercle FSER),  pela Universidade de Humboldt em Berlin e pelo Consórcio BioQUEST.

+ info

Autor

miguel.carvalho@sc.ipp.pt

Partilhar