Entrada > Notícias > ESMAE em destaque nos prémios Folefest
Publicado em: 17 Julho 2020

ESMAE em destaque nos prémios Folefest

Dois estudantes da ESMAE, escola de artes do Politécnico do Porto, venceram o 1.º e o 2.º prémios de Composição Acordeão Associação Folefest

As obras originais de dois estudantes da Escola Superior de Música Artes e Espectáculo (ESMAE) do curso de Composição, receberam os prémios mais importantes da quarta edição do Festival FoleFest 2020, na categoria de Composição Acordeão.

O júri, constituído pelos compositores Luís Tinoco, Daniel Moreira e Paulo Jorge Ferreira, atribuiu o primeiro prémio à obra"Uma Última Reflexão" de José Brandão e o segundo prémio a "Torma" de Francisco Gomes.

As obras vencedoras serão editadas pelo MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e estreadas num concerto do Festival Folefest 2021, com transmissão pela RTP/Antena 2.

A Associação FoleFest foi criada em 18 de abril de 2013 e tem como objetivo primordial promover e divulgar o acordeão de concerto em Portugal, através de diversos eventos, nomeadamente a organização de um festival e concurso.

O concurso promovido pela associação destina-se a premiar obras inéditas, ao mesmo tempo que incentiva a criação musical contemporânea para acordeão na vertente erudita. O objetivo passa por contribuir para o desenvolvimento, em quantidade e qualidade, de repertório específico para acordeão, procurando sensibilizar os compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.