Entrada > Notícias > ESMAE consagrada no 87.º aniversário do Rivoli
Publicado em: 08 Janeiro 2019

ESMAE consagrada no 87.º aniversário do Rivoli

O ensino artístico no Porto tem um momento especial na programação do aniversário do Teatro Municipal do Porto

O Rivoli faz 87 anos e a festa de comemoração do aniversário prolonga-se durante dois dias (19 e 20 de janeiro). A entrada é gratuita para os dois dias de programação fervilhante de teatro, música, performance, literatura, cinema ou instalação, onde terá lugar um momento de consagração de algumas instituições do ensino artístico em Portugal, tais como a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e a ACE Escola de Artes.

Inaugurado em 1932 e projetado pelo arquitecto Júlio José de Brito, o Rivoli foi desenhado a pensar nos grandes centros culturais da Europa. Atualmente a viver um período de vibrante criação artística, o Teatro Rivoli é hoje o principal pólo do Teatro Municipal do Porto, assumindo um importante papel nos hábitos culturais portuenses. Os 87 anos do Rivoli possuem a marca "100% Porto”, título do projeto do coletivo germano-suíço Rimini Protokoll, que convoca 100 habitantes da cidade para o palco do Grande Auditório do Rivoli, num espetáculo que traça o perfil demográfico e social do Porto, naquele que é um autêntico mapa cartográfico vivo.

Na cartografia apresentada encontramos um dos mais importantes pólos dinamizadores de cultura da cidade: a ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Referência nacional e europeia na formação superior nas áreas artísticas, a ESMAE  é reconhecida pela sua formação superior, personalizada e de vanguarda, na área da música e do teatro.

Fundada a partir da Escola Superior de Música, em 1985, esta é uma das escolas fundadoras do Politécnico do Porto.  Casa do Teatro Helena Sá e Costa e do Café-Concerto Francisco Beja, além de espaço de criação e experimentação por excelência esta escola dinamiza festivais de teatro e música (caso do Festival SET – Semana das Escolas de Teatro e o Festival Harmos), participa e produz anualmente mais de 200 eventos artísticos. Muitos deles protagonizados pela Orquestra Sinfónica ESMAE, Orquestra Portuguesa de Saxofones, Orquestra de Jazz, e muitas outras.

A Rua da Alegria n.º 503 terá merecidamente um lugar no palco do Rivoli. 100% Porto.