Entrada > Notícias > ESHT celebrou sétimo aniversário com novidades
Publicado em: 20 Novembro 2023

ESHT celebrou sétimo aniversário com novidades

Em dia de festa, não faltaram as prendas. Neste caso, o anúncio de vários investimentos. O Presidente da ESHT referiu que em breve será dada uma resposta à questão do alojamento estudantil, "um problema transversal a todos os estudantes do ensino superior", com a construção de uma residência no Campus 2 com 170 camas a preços acessíveis, que terá também "uma vertente de hotel-escola"

Esta terça-feira, dia 3 de outubro, o Auditório Luís Soares, no Campus 2, vestiu-se a rigor para festejar sete anos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) a formar profissionais de um setor em alta em Portugal. Numa cerimónia que contou com a presença das presidências do Politécnico do Porto e de várias Unidades Orgânicas, assim como diversos stakeholders de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, celebraram-se algumas das principais conquistas da Escola no último ano.

Flávio Ferreira, Presidente da ESHT, abriu a sessão, apontando para o contexto atual do setor do turismo no país, destacando ainda o facto da Escola ter registado uma ocupação de 100% no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2023/2024, com as notas dos últimos colocados mais elevadas do que as congéneres.

O alargamento da oferta formativa foi também abordado por Flávio Ferreira, que destacou a aprovação recente de um novo Mestrado em Sustentabilidade no Turismo e Hotelaria, garantindo o seu funcionamento no próximo ano letivo.

Em dia de aniversário, não faltaram as prendas, neste caso, o anúncio de vários investimentos. O Presidente da ESHT referiu que em breve será dada uma resposta à questão do alojamento estudantil, "um problema transversal a todos os estudantes do ensino superior", com a construção de uma residência no Campus 2 com 170 camas a preços acessíveis, que terá também "uma vertente de hotel-escola".

O restaurante de aplicação da ESHT também mereceu atenção, tendo sido anunciado para breve o lançamento de um concurso para a aquisição de mobiliário. Sob um grande aplauso da plateia, Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, garantiu, durante a sua intervenção, que o restaurante de aplicação da ESHT estará mobilado até ao final de novembro. Por outro lado, o processo de equipamento do novo Wine Lab já está em fase de conclusão.

"Vamos trabalhar juntos para garantir que a ESHT continue a ser um local de excelência académica e inovação no âmbito do ensino superior", afiançou Flávio Ferreira, agradecendo às empresas e parceiros institucionais com quem a Escola mantém uma estreita relação. "É com todos que fazemos o progresso", concluiu.

Além de Paulo Pereira e Flávio Ferreira, tomaram ainda da palavra Beatriz Laranjo, Presidente da Associação de Estudantes da ESHT, Lucinda Amorim, vereadora do turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Paulo Vasques, vereador com o mesmo pelouro da Câmara Municipal de Vila do Conde.

O Vice-Presidente da Douro Azul, Manuel Marques, deu ainda uma palestra sobre o atual panorama do turismo em Portugal, que cruzou com a sua vasta experiência de décadas na área.

O Events Team, grupo de voluntários da ESHT, que reúne estudantes de todos os ciclos de estudo, e que foi recentemente distinguido nos Hospitality Education Awards, também foi destacado, tendo a docente Daniela Meneses apresentado os membros presentes.

A cerimónia, que viria a terminar com um Espumante de Honra, serviu ainda para a entrega de certificados e prémios aos melhores estudantes do ano letivo transato e para a tomada de posse dos membros externos do Conselho de Escola.