Entrada > Notícias > Escola Superior de Media Artes e Design no Cinanima 2016
Publicado em: 02 Novembro 2016

Escola Superior de Media Artes e Design no Cinanima 2016

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorre de 7 a 13 de novembro.

Já são conhecidos os nomes que integram o júri das competições internacionais da 40.ª edição do Cinanima.

Na competição internacional de longas-metragens, o grupo de jurados é constituído por Jossie Malis, ilustrador, animador e realizador de origem peruana e chilena, cuja obra mais reconhecida é a curta-metragem “Bendito Machine”. Nesta edição, Malis será ainda responsável pela orientação de uma masterclass na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Ao seu lado estarão Michelle Ann Nardone, directora do Departamento de Animação e CG, The Animation Workshop, cujo programa passará nesta edição do Cinanima, pelas universidades nas sessões especiais pré-festival; e Steve Sarson com uma carreira dedicada ao ensino e desenvolvimento de cursos e técnicas de aprendizagem, sendo diretor do Departamento de Design da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto.

A portuguesa Regina Pessoa, vencedora do prémio Jovem Cineasta na edição de 1999, preside a equipa de jurados da competição internacional de curtas-metragens. A equipa que escolherá o filme vencedor nesta categoria conta também com a experiência de Peter Lord, diretor britânico, co-fundador da Aardman Animations, conhecido pela série televisiva A Ovelha Choné ou a longa-metragem A Fuga das Galinhas; e do norte-americano Ron Diamond, fundador do estúdio ACME Filmworks (de onde surgiram trabalhos de autores como Paul Driessen, Carolin Leaf, Michael Dudok de Witt, Bill Plympton, entre muitos outros importantes nomes da animação), e também produtor de alguns episódios para a série Os Simpsons.

Paralelamente, no dia 8 de novembro, e numa colaboração entre o Imagens do Real Imaginado e o Cinanima, o Auditório Luis Soares da ESMAD recebe, às 14h30, a masterclass Passos para ganhar um Oscar© da Academia do mesmo Ron Diamond. O membro da Comissão Executiva da Academia irá explicar as regras para a submissão, os procedimentos de votação e as armadilhas que levaram a que alguns filmes fossem desqualificados.