Entrada > Notícias > Erasmus Talks – A pensar a mobilidade
Publicado em: 07 Novembro 2017

Erasmus Talks – A pensar a mobilidade

Decorreu no dia 6 de novembro, na Sala de Atos dos Serviços da Presidência, o Erasmus Talks @ P.PORTO – Edição Europa.

Esta parceria da Agência Nacional Erasmus+ com a Fórum Estudante visa assinalar o encerramento das comemorações dos 30 anos do Programa Erasmus, mobilizando as Instituições de Ensino Superior de todo o país a organizar localmente um evento baseado no modelo TED Talk sobre experiências de mobilidade. O Erasmus Talks@P.PORTO tem organização do Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais GCRI) do Politécnico do Porto.

Goreti Araújo foi estudante Erasmus há 15 anos e atualmente usufrui de períodos curtos de mobilidade enquanto funcionária. "Tenho quase o ciclo completo de mobilidade", declara, porque para além das experiências em mobilidade como estudante e funcionária, também trabalha diretamente com estudantes que requerem mobilidade, precisamente no GCRI do P.PORTO.

Para Goreti é crucial para a formação de um estudante aprender a fugir da sua zona de conforto, conhecer diferentes culturas, entender aquilo que realmente nos une "a humanidade, os nossos desejos e expectativas", frisando a singularidade deste programa que permite aos jovens europeus um sentimento de pertença. "O programa Erasmus permite-nos fazer parte de algo maior."

Também Luke Daly da Irlanda aproveitou o programa Erasmus + Training Ship para fazer dois meses de mobilidade em Portugal considerando esta uma oportunidade sem paralelo "para impulsionar a minha vida profissional". Luke partilhou a sua experiência, ainda recente, de viver no Porto, conhecer novas pessoas e experienciar a cidade. Todos concordam que as experiências de mobilidade mudam a vida de uma pessoa e produzem um real impacto, tanto pessoal como profissionalmente.