Entrada > Notícias > Elvira Fortunato visita Politécnico do Porto
Publicado em: 17 Janeiro 2024

Elvira Fortunato visita Politécnico do Porto

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior passou pelo parque de ciência e tecnologia do P.PORTO, onde teve contacto com as várias unidades de inovação e investigação lá sediadas e aproveitou para conhecer melhor o programa de alargamento da rede de alojamento no P.PORTO. A visita aconteceu no âmbito do programa Governo +Próximo, que trouxe cerca de 60 iniciativas ao distrito do Porto

Na passada quarta-feira, dia 6, o Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC), na zona da Asprela, recebeu a visita de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior. Numa visita pela casa de vários projetos de investigação do P.PORTO, foram apresentadas diversas contribuições inovadoras com a chancela do Politécnico do Porto para o mundo real.

Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, António Marques, Vice-Presidente com o pelouro da Inovação, Cristina Matos, Vice-Presidente para a Investigação, encabeçaram a comitiva que recebeu Elvira Fortunato no PORTIC. Estiveram também presentes os vice-presidentes Fernando Magalhães e Manuela Vieira, o Administrador do P.PORTO, Paulo Ferraz, o Provedor do Estudante, Eduardo Albuquerque, a Presidente da Escola Superior de Saúde (ESS), Cristina Prudêncio, e os vários responsáveis pelas unidades de inovação e investigação sediadas no parque de ciência e tecnologia do P.PORTO.

Sobre o PORTIC, o Presidente do Politécnico do Porto, referiu que o parque de ciência e tecnologia do Politécnico do Porto "é um importante instrumento de fomento da inovação e do desenvolvimento económico e social da região e do país", atuando como um "agente integrador e facilitador" da relação entre academia e empresas. Enquanto estrutura comum e unidade de serviços transversais a uma organização constituída por oito escolas superiores e 22 centros de I&D, que desenvolvem a sua ação em diferentes clusters do conhecimento, o PORTIC "consubstancia-se num verdadeiro ecossistema de inovação, facilitador da produção de investigação transdisciplinar competitiva, na criação e transferência de novas tecnologias, produtos e serviços de elevado valor e impacto social, na concretização de modelos de ensino inovadores em forte articulação com empresas e universidades nacionais ou internacionais, e na criação de uma nova cultura e geração de negócios e empresas, indispensáveis à transformação e crescimento do tecido económico e social do país", acrescentou.

Durante a visita da ministra, Paulo Pereira abordou ainda diversos temas que têm marcado a atualidade do Politécnico do Porto, como a submissão de três doutoramentos para acreditação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Tendo em vista o acolhimento de doutorandos foi apontado o desígnio de criar um espaço para os receber, ligando as oito escolas da Instituição.

Mencionando vários projetos do Politécnico do Porto co-financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Paulo Pereira destacou a construção e requalificação do edificado de quatro das oito escolas, num investimento superior a 6,5 milhões de euros, bem como a criação de quatro novas residências estudantis, fazendo face aos problemas de acesso a alojamento acessível. "Vamos passar das atuais 274 camas para 686, num investimento de 16 milhões de euros, 13 dos quais oriundos do PRR", disse.

"Este programa de alojamento a custos acessíveis é essencial para a resposta a uma das maiores preocupações dos jovens estudantes do Ensino Superior e das suas famílias", referiu o Presidente do Politécnico do Porto, que afirmou ainda haver mais dois projetos em carteira para a criação de residências estudantis. "O P.PORTO tem atualmente um rácio de 75 estudantes por cama, no final de 2025 teremos 34 estudantes por cama. Se conseguirmos realizar mais estes dois projetos, poderemos ter 24 estudantes para uma cama", explicou Paulo Pereira. Fazendo um ponto de situação dos projetos de alojamento estudantil já lançados, a VHM, a empresa de arquitetura responsável, apresentou maquetes virtuais, em vídeo, que permitiram conhecer melhor como serão as novas residências em Felgueiras, em Vila do Conde e no Porto (Gil Vicente e Breiner).

Elvira Fortunato interveio ainda no final da visita, aproveitando para referir que "apostar na Ciência e no Ensino Superior é extremamente benéfico". A ministra parabenizou também os projetos apresentados, deixando em aberto boas notícias para o futuro, uma vez que "aconteça o que acontecer [no contexto político nacional], o PRR não pode parar" e "a aposta na habitação e residências é fundamental".

A iniciativa Governo +Próximo, que decorre entre os dias 6 e 7 de dezembro no distrito do Porto, é o último ato público do atual governo. Durante a manhã de quarta-feira, o Conselho de Ministros já tinha reunido nos Paços do Concelho do Porto, onde foi recebido por Rui Moreira, evento que contou com a presença de Paulo Pereira.

O programa da visita contemplava ainda uma ida, esta quinta-feira, às instalações do Parque de Ciência e Tecnologia do P.PORTO em Felgueiras, que foi cancelada, no entanto, devido às severas condições climatológicas.

RECUPERARPORTUGAL.GOV.PT