Entrada > Notícias > Edição 2022 do LAPASSION em Rede termina em Goiás, Brasil
Publicado em: 13 Dezembro 2022

Edição 2022 do LAPASSION em Rede termina em Goiás, Brasil

LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto do programa Erasmus+, que fomenta a cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas.

A comunidade académica do Instituto Federal de Goiás (IFG) teve a oportunidade de testemunhar o encerramento do LAPASSION em Rede - Metodologia Brampssol*. Durante a cerimónia, além das considerações da organização e participantes do programa, os presentes também assistiram ao chamado Demoday, o momento em que as 12 equipas do LAPASSION apresentam as soluções para os problemas propostos pela indústria, desde a Samsung, Can-Pack, SJC Bioenergia, Trips, MaquiGeral ou a Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara.

O projeto criado por Carlos Ramos, Pró-Presidente para a Internacionalização do Politécnico do Porto, teve inicialmente como parceiros instituições de seis países e cinco Institutos Federais brasileiros. Presente na cerimónia, o investigador e criador do programa explicou que o LAPASSION foi idealizado como forma de dar retorno à experiência adquirida enquanto estudante das escolas públicas do Brasil. “A possibilidade de envolver toda a Rede Federal de facto mostra a amplitude desse projeto. E o modelo que foi criado é um modelo de sucesso”, afirmou Carlos Ramos.

Ao todo participaram desta edição do LAPASSION em Rede 32 Institutos Federais do Brasil, dois Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando 47 campi, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 12 equipas. O programa foi realizado com apoios da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec). O Reitor em exercício do IFG, José Carlos Barros Silva, declarou, como forma de agradecimento: “Educação não é gasto, é investimento. Que bom que tiveram essa sensibilidade para apoiar esse projeto tão importante e que vai para além da formação técnica, mas que contribui também com o crescimento de habilidades e valores dos envolvidos."

*Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol)
O Brampssol surgiu a partir da fusão de três grandes projetos: o projeto de P&D, o IFMaker e o LAPASSION. Esta metodologia procura capacitar estudantes do ensino médio, ensino médio técnico e ensino superior, baseado na boas práticas dos seus idealizadores. A primeira edição do Brampssol, projeto inovador do IFG, ocorreu em 2021. Na proposta de metodologia, os professores são coadjuvantes e os estudantes os verdadeiros protagonistas. São eles os responsáveis por investigar uma temática, aplicar questionários, reunir informações, resolver problemas, propor soluções sustentadas e exequíveis e apresentá-las, destacando e defendendo cada uma das suas vantagens.