Entrada > Notícias > Docente da ESE galardoada com o Prémio Vieira de Almeida
Publicado em: 20 Novembro 2023

Docente da ESE galardoada com o Prémio Vieira de Almeida

O Prémio Ana Maria Vieira de Almeida destina-se à valorização de trabalhos científicos de investigação na área da educação básica. A cerimónia de entrega do galardão desta primeira edição decorreu no passado dia 3 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, na presença dos membros do júri — Vasco Vieira de Almeida, Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Alçada, Ana Maria Bettencourt e Maria Emília Brederode Santos

Celda Maria Gonçalves Morgado, docente da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), também da ESE, foi distinguida com o Prémio Ana Maria Vieira de Almeida, instituído pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Celda Morgado é ainda Pró-Presidente do Politécnico do Porto para a Avaliação e Acreditação.

O prémio, criado para celebrar a memória de Ana Maria Vieira de Almeida, pedagoga e fundadora da escola A Torre — alternativa ao sistema de ensino vigente nos anos 70 — destina-se à revelação de novos valores e trabalhos científicos de investigação em modelos inovadores na área da Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico, tendo um carácter bienal.

A cerimónia de entrega do galardão desta primeira edição decorreu no passado dia 3 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, na presença dos membros do júri - Vasco Vieira de Almeida, Guilherme d’Oliveira Martins, Isabel Alçada, Ana Maria Bettencourt e Maria Emília Brederode Santos.

O trabalho premiado, Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita, foi realizado por uma equipa alargada que integra investigadores da Universidade do Minho e da Escola Superior de Educação do P.PORTO: Fernanda Leopoldina Parente Viana, Maria Iolanda Ribeiro, Irene Maria Dias Cadime, Sandra Cristina Silva Santos, Bruna Regina Silva Rodrigues, Helena Isabel Araújo da Costa, Maria do Céu Marques Cosme e Rui Manuel Nascimento Lima Ramos.