Entrada > Notícias > Docente da ESE dinamiza sessão sobre acolhimento familiar
Publicado em: 10 Dezembro 2018

Docente da ESE dinamiza sessão sobre acolhimento familiar

João Paulo Delgado, docente e presidente do Conselho Pedagógico da ESE, escola de Educação do Politécnico do Porto, dinamiza sessão de esclarecimento na Sertã

João Paulo Ferreira Delgado, docente e presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto, e autor de vários livros e publicações sobre a temática das famílias de acolhimento, dinamizou no dia 26 de novembro uma sessão sobre o “Acolhimento Familiar”, no auditório do SerQ - Centro de Inovação e Competências da Sertã.

Esta sessão de esclarecimento teve como objetivo sensibilizar a população em geral para a necessidade da criação de famílias de acolhimento.

Formado em Direito, Mestre em Administração da Educação e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, com Agregação em Ciências da Educação na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, João Paulo Delgado é, para além de presidente do Conselho Pedagógico da ESE, docente no Mestrado em Educação da mesma escola e membro do Conselho Científico do INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação.

Com uma extensa atividade científica sobre direitos da criança, proteção de crianças e jovens em perigo, acolhimento familiar, tomada de decisões nos sistemas de proteção ou o bem-estar subjetivo das crianças e jovens João Paulo Delgado é autor de diversos artigos científicos e dos livros Os Direitos da Criança. Da participação à responsabilidade (2006); Acolhimento familiar. Conceitos, práticas e (in)definições (2007); Crianças e acolhedores. Histórias de vida em famílias (2008); Acolhimento familiar de crianças. Uma perspectiva ecológica (2011); Acolhimento Familiar de Crianças. Evidências do presente, desafios para o futuro (Coord.) (2013); Acolhimento Familiar de Crianças. Pelo direito de crescer numa família (Coord.) (2015); O Contacto no Acolhimento Familiar. O que pensam as crianças, as famílias e os profissionais (Coord.) (2016).