Entrada > Notícias > Concerto Comemorativo do Aniversário do P.PORTO
Publicado em: 22 Fevereiro 2022

Concerto Comemorativo do Aniversário do P.PORTO

A Orquestra Clássica do Politécnico do Porto (OCPP) apresenta-se no dia 25 de fevereiro, às 21h30, no Coliseu Porto Ageas

O P.PORTO celebra 37 anos e este ano o aniversário é assinalado com um concerto pela OCPP, a Orquestra Clássica do Politécnico do Porto.

A OCPP, estrutura musical performativa, de cariz semiprofissional, criada e apoiada pela presidência do Politécnico do Porto, apresenta-se publicamente em dia de aniversário institucional, a 25 de fevereiro do corrente ano, pelas 21h30, no Coliseu Porto Ageas. 

Neste concerto, que tem o apoio desta prestigiada instituição cultural portuense, serão interpretadas três obras excecionais do panorama musical ocidental nacional e internacional. A Sinfonietta, em homenagem a Joseph Haydn, op.220, uma obra de cariz “neoclássico” composta em 1980, por encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo compositor Fernando Lopes-Graça (1906-1994); a música para ballet K.367, cinco danças de carácter contrastante, extraída da ópera séria Idomeneo, de 1781, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); e a Sinfonia n.º 1 em Ré Maior op.25, conhecida por Clássica, devido à simplicidade da sua escrita e à brevidade dos seus quatro andamentos, composta, entre os anos de 1916 e 1917, pelo compositor russo Sergey Prokofiev (1891-1953). 

A direção musical está a cargo de Diogo Costa, um jovem maestro com experiência num vasto repertório musical que abrange desde a música antiga até à música contemporânea.

A entrada é livre, mas sujeita à apresentação do bilhete (gratuito). Estes podem ser adquiridos nos Serviços Comuns, Associações de Estudantes do P.PORTO ou na bilheteira do Coliseu.


A OCPP é constituída, na sua formação de base, por 37 músicos e destina-se a todos os membros da comunidade discente do P.PORTO, sejam estes alunos ou alumni (com idade inferior a 35 anos) que demonstrem ter uma formação instrumental, técnica e artística, sólida.

A orquestra desenvolve, ao longo de cada ano, diferentes projetos artísticos, cada um com uma duração de uma semana de trabalho, liderados por diferentes jovens maestros e com uma preocupação constante de incluir nos seus concertos reportórios de compositores portugueses. Para além da atividade orquestral, que realiza em momentos previamente definidos, a OCPP promove e apoia a realização de diferentes projetos de música de câmara, de número e geometria instrumental variável, com os seus instrumentistas - os Solistas da OCPP. 

Os concertos da OCPP têm-se realizado em diferentes espaços de concertos, designadamente, na Casa da Música, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na Igreja e Torre dos Clérigos, no Teatro Louletano de Loulé, no Coliseu Porto Ageas, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery e no Teatro Municipal de Leiria, José Lúcio.

+info

Combined Shape

Navigation