Entrada > Notícias > "Coisas Espantosas" apresentadas na Sala de Atos da FEUP
Publicado em: 06 Julho 2017

"Coisas Espantosas" apresentadas na Sala de Atos da FEUP

Decorreu ontem, dia 5 de julho, a apresentação do 3.º episódio das Materialidades da Polytechnica.

No âmbito das comemorações dos 180 anos da criação da Academia Politécnica do Porto (APP), a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto desenvolveram um programa de atividades comemorativas para dar a conhecer a história, memória e evidências materiais daquela escola. Materialidades da Polytechnica é o nome do ciclo de sessões integrado na iniciativa, que já vai na sua terceira edição. A sessão "Coisas Espantosas"decorreu ontem, dia 5 de julho, na sala de Atos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O testemunho material destacado para esta sessão, objeto de um vídeo produzido pela P.PORTO TV, foi o "espantoso" conjunto de diapositivos fixos e móveis para lanterna de projeção, assinados por Louis Jules Duboscq, que atualmente integram a coleção museológica do FEUP Museu, mais concretamente o acervo da Secção de Vias de Comunicação do Departamento de Engenharia Civil da mesma faculdade. Estes diapositivos representavam elementos da astronomia e cosmografia ensinados na Politécnica aos alunos da 5.ª cadeira e foram adquirido em 1865 na Exposição Internacional do Porto, no Palácio de Cristal.

Álvaro Domingos e Hugo Barreira foram os oradores convidados desta sessão, que contou ainda com a presença de Delminda Lopes, Vice Presidente do Politécnico do Porto e Fátima Marinho, vice-reitora da Universidade do Porto.

A próxima sessão, dedicada ao período de 1840-50, e designada por "Tempos Difíceis", decorre dia 26 de julho na Sala de Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.