Entrada > Notícias > Bolsas de Integração na Investigação e Desenvolvimento
Publicado em: 14 Julho 2016

Bolsas de Integração na Investigação e Desenvolvimento

Encontra-se aberto, até dia 25 de julho, o concurso para bolseiro de integração no Centro de Estudos Interculturais.

Na sequência do despacho de 27 de junho de 2016 emitido pela Presidência do P.PORTO (Atribuição de apoio à investigação orientado para bolsas de Integração na Investigação Científica e Desenvolvimento para Centros e Grupos de Investigação) encontra-se aberto, até ao próximo dia 25 de julho, o concurso para cinco lugares de Bolseiro de Integração em centros e grupos de investigação para exercerem funções remuneradas durante quatro meses no Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, com início a 5 de setembro.

Só serão considerados candidatos que durante o período da concessão da bolsa sejam ou venham a ser alunos do Politécnico do Porto, em qualquer uma das suas licenciaturas ou mestrados. O subsídio a auferir é de 150 euros mensais correspondendo a uma média de trabalho total de dez horas semanais (horário a definir individualmente) que devem decorrer nas instalações do Centro de Estudos Interculturais, no Gabinete 333 do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O pagamento será efetuado através de uma conta do Banco Santander-Totta da qual o bolseiro seja titular.

Do processo de candidatura deverá constar:

• Carta de candidatura e motivação, com a identificação completa do candidato, incluindo endereço, contacto telefónico e email;
  • Curriculum vitae reportando actividades que considere relevantes para a bolsa em causa;
  • Listagem das classificações obtidas nas diversas unidades curriculares do curso que frequenta e de cursos relevantes já finalizados, indicando também nesse caso a classificação final do curso (se aplicável);
  • Projecto individual de investigação a realizar sobre temas da interculturalidade;
  • Outros documentos relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues exclusivamente por email, dirigidas a Clara Sarmento, Centro de Estudos Interculturais, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Gabinete 333, cei@iscap.ipp.pt (com conhecimento a clarasarmento@gmail.com).

Durante o período da bolsa o bolseiro deverá exercer as seguintes funções:

• Desenvolvimento de projectos individuais de investigação sobre temas da interculturalidade, sob a forma de ensaio e/ou paper, para publicação/apresentação internacional;
  • Edição e tradução de publicações científicas para circulação internacional, em suporte de papel e digital;
  • Desenvolvimento de plataformas on-line de conteúdos científicos e bibliográficos;
  • Organização de eventos científicos;
  • Pesquisa de parceiros e comunicação internacional;
  • Participação em projectos de investigação internacional;
  • Escrita de um relatório sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da bolsa.

Do processo de avaliação poderá fazer parte uma entrevista para a qual os candidatos serão convocados.  O Júri de avaliação das candidaturas é constituído por Clara Sarmento, coordenadora do CEI e Presidente do Júri; Sara Cerqueira Pascoal, investigadora do CEI; e Carina Cerqueira, investigadora do CEI.

A bolsa poderá ser cancelada a qualquer momento se for verificado que o bolseiro prestou falsas declarações, não cumpriu os objectivos previstos no Plano de Trabalho, não demonstrou assiduidade e responsabilidade no desempenho das suas funções ou desempenhou atitudes graves que comprometam a imagem do centro, grupo, projecto, escola, Instituto ou Banco envolvidos neste tipo de bolsas. Nessas situações poderá ser requerida a restituição dos montantes recebidos na bolsa.