Entrada > Notícias > Alumni da ESMAE laureado no Japão

Alumni da ESMAE laureado no Japão

ESMAE

O clarinetista Tiago Bento foi laureado com o 3.º prémio no concurso internacional Jacques Lancelot em Yokosuka, no Japão


Tiago Bento é mestre em Interpretação Artística e em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto.

O clarinetista é detentor de vários prémios nacionais e  internacionais, onde se destaca o 1.º Prémio na categoria “Young Artist Competiton” da International Clarinet Association, realizado em Assis (Itália); 1.º Prémio no Concurso “Ciro Scarponi”, bem como melhor intérprete de obra do século XX, realizado em Todi (Itália); Vencedor do Prémio “Helena Sá e Costa” em 2015 (Porto); 2.º Prémio no “8th Michal Spisàk International Music Competition” realizado em Katowice (Polónia); 2.º Prémio no Concurso Internacional “Avelino Canongia”, categoria sénior, da APC (Associação Portuguesa de Clarinete) e o 3.º Prémio na Categoria Sénior do Concurso “Saverio Mercadante” em Bari (Itália).

O prémio mais recente foi no prestigiado Concurso internacional Jacques Lancelot, em Yokosuka (Japão) onde foi laureado com o 3.º prémio.

Tocou como solista em diferentes orquestras, das quais destacamos a Tokyo Philarmonich Orchestra (Japão), Zabrze Philarmonic Orchestra (Polónia), Orquestra da ESMAE ou a Orquestra de Clarinetes Príncipe das Astúrias.

Já actuou em recitais e concertos em países como Brasil, Espanha, Holanda, Bélgica , Itália, Polónia, França e Japão sendo também convidado a atuar nos congressos Europeu e Mundial de Clarinete. Selecionado para o EGO (Estágio Orquestra Gulbenkian) foi também admitido na lista de reserva do Verbier Festival Orchestra. Trabalhou com maestros como António Saiote, Paulo Martins, Joana Carneiro, Luís Carvalho, Rafael Vilaplana, Carlos García, Osvaldo Ferreira, Francisco Ferreira, Kristopher Koenig, Thomas Hauschild e José Eduardo Gomes.

Atualmente colabora com a Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra da ESMAE, Atlantic Coast Orchestra, Art’Orchestra Ensemble, Orquestra do Atlântico, Clas5ic Wind Quintet e Quarteto de cordas “sFourzato”. É membro da ARMAB (Banda da Branca), Orquestra de Clarinetes Príncipe das Astúrias e Black&White6tet.

É docente de clarinete na ESMAE e na Academia de Música de Valença.

 

Autor

CCIC | P.PORTO

Partilhar