Entrada > Notícias > Aliança ATHENA Universidade Europeia entra na segunda fase
Publicado em: 30 Março 2023

Aliança ATHENA Universidade Europeia entra na segunda fase

É tempo de repensar e construir o futuro do P.PORTO, no espaço europeu de Ensino Superior

As universidades da aliança ATHENA, coordenada pelo Politécnico do Porto, decidiram expandir a sua parceria para nove membros e construir em conjunto uma Universidade Europeia plenamente operacional durante a segunda fase do projeto (2023-2027), alinhando e integrando partes substanciais das respetivas estratégias institucionais nos diferentes eixo da missão: ensino, investigação, inovação e serviço à sociedade.

O objetivo fundamental - explica Nuno Escudeiro, coordenador do projeto – "é criar um campus europeu de ensino superior integrado, que possibilite a mobilidade e a participação automática e flexível dos cerca de 120 mil estudantes e dez mil funcionários, que integram este consorcio, em atividades conjuntas de ensino e formação, investigação e transferência de conhecimento".

Para o coordenador este é um projeto de enorme importância porque "vivemos um período único de transformação do Ensino Superior, por via desta iniciativa promovida pela Comissão Europeia e com o apoio declarado dos estados-membros". É uma visão ambiciosa rumo a um ensino superior inovador, inspirador, inclusivo e competitivo a uma escala global.

Para o efeito, a Aliança ATHENA concorreu a fundos europeus para viabilizar o projeto nesta segunda fase com um orçamento global previsto de 19M€, apoiado pela Comissão Europeia em 14,4M€.

O P.PORTO assume uma posição de destaque neste movimento transformacionista ao liderara ATHENA, uma das 44 alianças financiadas pela Comissão Europeia para lançar as bases do novo sistema de ensino superior europeu.

Recordamos que, para além do P.PORTO, integram a ATHENA (Advanced Technology Higher Education Network Alliance) instituições de ensino superior localizadas em nove países europeus, nomeadamente a Universidade de Orléans (França), Hellenic Mediterranean University  (Grécia), a Universidade de Siegen (Alemanha), a Universidade de Maribor (Eslovénia), a Universidade Niccolò Cusano (Itália), a Vilnius Gediminas Technical University (Lituânia), a Universidade de Vigo (Espanha) e a Marie Curie Sklodowska University (Polónia).