Entrada > Notícias > aeISEP celebra 40 anos
Publicado em: 24 Abril 2019

aeISEP celebra 40 anos

A Associação de Estudantes do ISEP, a escola de Engenharia do Politécnico do Porto, celebra hoje, 24 de abril 2019, o seu 40.º aniversário

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) celebra hoje mais um aniversário. Fundada em abril de 1979, a aeISEP protagoniza desde a sua criação um espaço de coordenação de vontades e de construção firme de caminhos de cooperação.

"Somos herdeiros dos vários núcleos associativistas que aqui passaram", declara Daniel Magalhães, presidente da atual Associação de Estudantes, "e hoje celebramos também essa história de 40 anos e o papel crucial da AE na defesa e na representação dos estudantes nos órgãos de gestão, garantindo uma passagem pelo ensino superior de qualidade, justiça e equidade."

Para além do seu papel representativo, a aeISEP atua em diferentes valências no apoio ao estudante e à vida estudantil. "Hoje somos uma das estruturas associativas mais reconhecidas, dado o vasto leque de atividades que desenvolvemos na comunidade do ISEP", sublinha o dirigente. "Não só garantimos serviços de apoio — como uma papelaria, uma sala de estudos aberta permanentemente, um bar e outras infraestruturas —, como realizamos atividades regulares de cariz cultural ou científico, organizamos eventos de sensibilização e responsabilidade social — a mais recente foi a de Moçambique — e marcamos presença regular nos Campeonatos Nacionais Universitários, em diferentes modalidades e sempre com um espírito competitivo e ganhador."

Para além destas valências, a aeISEP dinamiza diversos eventos e atividades no âmbito da tecnologia e inovação, realiza concursos de empreendedorismo, promove open days entre empresas e estudantes (tais como as Jornadas de Emprego e Engenharia, que já vai na sua quarta edição) e dinamiza encontros e visitas de escolas secundárias ao ISEP.

Daniel Magalhães está convicto do papel da AE  no fortalecimento do próprio ISEP: "A nossa relação com a presidência do Instituto sempre foi profícua e cooperamos quotidianamente", afirma, acrescentando: "Queremos um ISEP cada vez mais forte, na vanguarda da engenharia, com metodologias cada vez mais direcionadas para os novos desafios da contemporaneidade."

O presidente da AE, que concilia o associativismo com o mestrado em engenharia civil, não esconde o orgulho em pertencer a esta comunidade. "Estou certo que formamos líderes e pessoas com convicções fortes. Esta escola tem personalidade e ensina-nos a ultrapassar qualquer desafio", frisa.

A celebração formal do aniversário decorre hoje, dia 24 de abril, na presença de associações congéneres e da Presidência do Politécnico do Porto. No dia 30 de abril, terça-feira, às 22h, a festa é para toda a comunidade estudantil "junto daqueles que estão connosco todos os dias".

Parabéns, aeISEP!