Entrada > Notícias > A ESMAD está de parabéns
Publicado em: 28 Maio 2020

A ESMAD está de parabéns

O aniversário da ESMAD, escola de Media e Design do Politécnico do Porto, realiza-se hoje, dia 27 de maio

Hoje celebra-se o 4.º aniversário da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), um dia sempre especial mas comemorado numa conjuntura sensível de prevenção e distanciamento social, que obsta a habitual cerimónia.

Mas nem o contexto epidemiológico impede a celebração de uma escola em constante desenvolvimento, tanto científico como infraestrutural. Desde a sua criação, em 2016, a ESMAD orgulha-se do elevado número de estudantes captados, representado no preenchimento pleno das vagas preenchidas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, como nas médias elevadas de acesso a vários cursos. De recordar que a escola abriu dois novos CTeSP e, quer em 2019, quer em 2020, foram preenchidas todas as vagas. Em 2020/21 abrirão mais dois novos CTeSP em Design Mobiliário e Design de Modelação e Prototipagem em Ourivesaria (parceria com outras UO do P.PORTO e a Cindor), "dois cursos aguardados com expectativa", refere Olívia da Silva, presidente da escola.

"Os atuais desafios exigem à ESMAD preparar-se, continuando a promover uma cultura de abertura e pluralidade, recriando as suas áreas de especialização respeitando a exigência de segurança do ensino presencial e, reorganizando, também, a formação superior, não presencial" - sublinha a presidente. Com o olhar orientado para o futuro, e destacando todos aqueles que contribuem diariamente para o sucesso da escolar, promovendo um pensamento crítico, artístico e tecnológico, a presidente considera os obstáculos impostos pelo COVID-19, como "o nosso desafio para o ano letivo de 2020/21", constituindo uma oportunidade de reflexão mais atenta e apropriada sobre a organização da Escola e a utilização mais efetiva dos seus recursos e capacidades.

Fica a promessa, "em outubro de 2020, voltaremos a encontrar-nos no Campus 2 do P.PORTO, entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, para nos reunirmos nas comemorações do dia da escola".

Este mês constitui uma oportunidade para recordar o percurso dos 20 anos da Licenciatura de Design e celebrar a acreditação da Licenciatura de Tecnologia de Sistemas de Informação para a Web por seis anos. O programa das comemorações vai ser levado a cabo, ao longo dos próximos meses, através da exibição online da exposição de finalistas R-AVE, do lançamento da plataforma do Projeto com trabalhos dos finalistas dos anos anteriores, e da divulgação dos prémios de mérito e dos seus regulamentos lançados pelas várias empresas e instituições locais a que os estudantes se poderão candidatar.

Parabéns, ESMAD!