Entrada > Notícias > 7.ª Conferência FORGES
Publicado em: 26 Julho 2017

7.ª Conferência FORGES

A edição de 2017 da FORGES decorre em Moçambique, nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro.

Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) defende a tese de que o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos países e das regiões depende em grande medida da qualificação dos seus cidadãos, entendendo que constitui um desafio central desenvolver e implementar políticas de qualidade na gestão das instituições de ensino superior, de modo a melhorar as condições de produção de ensino e de ciência e incrementar a empregabilidade dos estudantes.

O FORGES teve uma Comissão Instaladora em 2011, em Novembro de 2012 foram eleitos em Macau os órgãos sociais para 2012-2015 e, na Universidade de Coimbra, no âmbito da 5.ª Conferência, foram eleitos os Órgãos Sociais do FORGES para 2015-2018, com um total de 31 investigadores e docentes do Ensino Superior oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

No âmbito da cooperação com outras redes há a destacar os protocolos assinados com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB – Brasil), com a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – Brasil), com o Fórum Português de Administração e Educação (FPAE – Portugal), com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd – Brasil) e com a Sociedade Lusófona de Goa (Índia).

A 7.ª edição decorre este ano em Moçambique (na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo) e é subordinada à temática: A Gestão do Ensino Superior e o Desenvolvimento dos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios Globais, Experiências Nacionais e Respostas Institucionais

A Conferência decorre nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro de 2017, com o objetivo de debater e refletir a missão do Ensino Superior para o desenvolvimento dos países e regiões.