Entrada > Notícias > “Loop" vence prémio Sophia Estudante
Publicado em: 21 Setembro 2020

“Loop" vence prémio Sophia Estudante

A curta-metragem de ficção científica de Ricardo M. Leite, estudante da ESMAD, escola de Media e Design do P.PORTO, foi a vencedora do Sophia Estudante

O filme Loop, projeto final da Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (2019), dos estudantes Ricardo M. Leite, Dulce Catarina Ribeiro e Rafaela Oliveira e Nuno Costa, vence nos Prémios Sophia na categoria Prémio Sophia Estudante.

O ano é 2113, a humanidade encontra-se no limiar da extinção devido ao avanço tecnológico. Raquel procura encontrar uma solução para o problema recorrendo à inteligência artificial.

Loop, que explora uma realidade distópica não muito distante, venceu também o prémio de melhor curta-metragem estudante no festival Feel The Reel International Film Festival em Glasgow. Filho dos anos 80 e assumido fã de sci-fi, Ricardo M. Leite agarrou esta oportunidade para escrever um argumento "e explorar a ideia de um universo opressivo a ameaçar o futuro da humanidade".

A cerimónia dos Prémios Sophia 2020 realizou-se no dia 17 de setembro, no Casino Estoril, com transmissão em direto pela RTP2. O realizador Ricardo M. Leite, atualmente a frequentar o segundo ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAD, na especialização de Produção e Realização Audiovisual, agradeceu à equipa referindo-se ao desafio que foi fazer “um filme de ficção-científica em Portugal, num contexto de licenciatura” e um agradecimento dirigido ao corpo docente da ESMAD por “por apoiarem e acreditarem nos seus alunos e no seu potencial”.

Este foi também o projeto final de TCAV dos alumni Rafaela Oliveira (Direção de Produção), Dulce Catarina Ribeiro (Direção de Fotografia) e Nuno Costa, (Assistência de Realização, Montagem e Efeitos Visuais), com produção da Escola Superior de Media Artes e Design, que agradece e felicita todos os estudantes e docentes envolvidos.

Combined Shape

Navigation