Entrada > Notícias > 180 anos da APP celebrados em exposição na Reitoria
Publicado em: 31 Outubro 2017

180 anos da APP celebrados em exposição na Reitoria

A exposição "Virtus Unita Fortius Agit: Academia Polytechnica, 1837-1911" inaugura no dia 2 de novembro. A entrada é livre e gratuita.

Chama-se Virtus Unita Fortius Agit: Academia Polytechnica, 1837-1911  e consiste numa exposição que pretende agregar e divulgar documentação, informação e conhecimento produzidos sobre o ensino técnico ministrado no Porto no século XIX, particularmente na Academia Politécnica (APP) e Instituto Industrial e Comercial. A  inauguração da exposição está agendada para o dia 2 de novembro, às 18h, na Reitoria da U.Porto, onde fica patente até ao dia 29 de dezembro.

Esta iniciativa está integrada no programa de atividades comemorativas para dar a conhecer a história, memória e evidência material da Academia Politécnica. Nela estarão patentes alguns dos instrumentos científicos, modelos didáticos, máquinas e exemplares bibliográficos que constituem a evidência material do ensino da APP e da Escola Industrial do Porto (que ocupavam o mesmo edifício, partilhavam equipamento e alguns docentes) que se encontram atualmente dispersos e agrupados em coleções museológicas distintas (Museu de História Natural e Ciência da U.Porto, Museu do ISEP do P.PORTO, FEUPmuseu e ainda o Fundo Antigo da UPorto), contando também com o trabalho conjunto dos vários curadores destas coleções.

Paralelamente a esta iniciativa está a decorrer, desde o passado mês de junho, um ciclo de palestras que pretende dar a conhecer a história, memória e evidências materiais da APP. Intituladas Materialidades da Polytechnica,  as sessões decorrem às quartas feiras, até dezembro, altura do fecho da iniciativa.

Recordamos ainda, no âmbito das celebrações dos 180 anos da APP, a exposição "A Didática para a Industrialização: O Contributo dos Espaços Educativos do Porto", patente no Palácio da Bolsa até 31 de dezembro.