Entrada > Notícias > Visita do Secretário Nacional do Ministério da Educação do Brasil
Publicado em: 08 Julho 2022

Visita do Secretário Nacional do Ministério da Educação do Brasil

Decorreu, no dia 4 de julho, a visita da comitiva liderada pelo Secretário Nacional do Ensino Profissional e Tecnológico (SETEC/MEC), Tomás Sant'Ana

A cooperação entre a Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação do Brasil (SETEC/MEC) e o Politécnico do Porto foi o principal objetivo da visita, visando estratégias na área da Eficiência Energética, Energias Renováveis, Transição Energética e Smart Grids, mediada através do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), do Instituto Superior de Engenharia (ISEP), escola que também foi visitada pela comitiva.

Tomás Sant’Ana explicou como a SETEC/MEC tem incentivado a instalação de alternativas de energias renováveis nos 677 campi dos Institutos Federais do Brasil através de um programa designado EnergIF.

Para além de Tomás Sant’Ana, estiveram também presentes na visita o responsável do EnergiF, Marco Antônio Juliatto, coordenador do Polo EMBRAPII em Sistemas Inteligentes de Energia do Instituto Federal de Santa Catarina, também envolvido no EnergIF, Rubipiara Cavalcante, o Cônsul-Geral Adjunto do Consulado-Geral do Brasil no Porto, Júlio César Júnior.

Destacamos ainda a presença do Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Maurício Motta, acompanhado por Ronney Boloy, Diretor para Pesquisa, e Gisele Vieira, Diretora de Ensino, ambos também do CEFET/RJ. O CEFET/RJ é uma instituição do estado do Rio de Janeiro inserida na Rede dos Institutos Federais do Brasil.

O Presidente do P.PORTO, Paulo Pereira, e o Diretor-Geral do CEFET/RJ assinaram um acordo geral de colaboração. Este acordo visa promover a mobilidade de estudantes e a colaboração ao nível de programas de Mestrado e Doutoramento.

No ISEP a comitiva foi recebida pela Presidente Maria João Viamonte, pelo Vice-Presidente António Vega e pelo Assessor para a Internacionalização Gustavo Alves. A comitiva aproveitou ainda para participar na abertura do curso de Robótica e IoT organizado pelo Departamento de Engenharia Informática e financiado pela Fundação do Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e no qual participam 21 professores de ensino secundário daquele estado brasileiro.

Na abertura do curso estiveram presentes o Presidente da FAPEMA, André Santos, e o Diretor Científico da FAPEMA, João Bottentuit Junior. A articulação desse curso entre a FAPEMA e o DEI/ISEP/P.PORTO foi feita pelo Pró-Presidente para a Cooperação e Relações Internacionais do P.PORTO, Carlos Ramos.