Entrada > Notícias > Seminário: Web Data Storage

12 > 12.01.2017 · 11:00 > 12:30

Anfiteatro B101

Entrada livre.

O seminário visa a transferência de conhecimento sobre o uso de APIs para a persistência de dados locais e remotos usando o ambiente Web. No seminário são, inicialmente, detalhadas as APIs locais, mais concretamente: a Web Storage API e a IndexedDB API. Depois parte-se para a apresentação de soluções remotas como o uso de BaaS (ex.: Firebase) e soluções IoT (ex.: Thingspeak).

O formador, Ricardo Queirós, é doutorado em Ciências de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Exerce a sua atividade como docente na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), onde é responsável por disciplinas na área da programação de computadores. Paralelamente, desenvolve atividade científica na área da Computer Science Education e na interoperabilidade entre sistemas de e-learning. É também membro efetivo do Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS), uma unidade de investigação do Laboratório Associado INESC-TEC, além de autor de várias publicações científicas e vários livros técnicos sobre desenvolvimento de aplicações móveis.

miguel.carvalho@sc.ipp.pt