Entrada > Notícias > Prova da Rede Norte para Diplomados das Vias Profissionalizantes 2023/2024
Publicado em: 19 Maio 2023

Prova da Rede Norte para Diplomados das Vias Profissionalizantes 2023/2024

Inscrições até dia 20 de junho de 2023 em www.apnor.pt/profissionais

Encontram-se a decorrer até 20 de junho 2023 as inscrições para a realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências da Rede Norte.

Integram a Rede Norte o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o Politécnico do Porto (P.PORTO), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Podem inscrever-se para a realização desta prova os candidatos não enquadrados em "Estudante Internacional" nos termos do definido no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014, na sua redação atual, que sejam finalistas, ou tenham concluído, uma das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário, conferentes do Nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações:

• a) Cursos profissionais;
  • b) Cursos de aprendizagem;
  • c) Cursos de educação e formação para jovens;
  • d) Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
  • e) Cursos artísticos especializados;
  • f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
  • g) Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
  • h) Cursos de estados-membros da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do Nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • i) Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.

A Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências da Rede Norte realiza-se no dia 5 de julho de 2023, às 10h, e é composta por uma parte geral comum (português) e uma parte específica fixada para cada curso de licenciatura, tendo por base as áreas CNAEF.

No P.PORTO são aceites inscrições para a realização desta prova para os seguintes cursos:

Escola Superior de Educação (ESE)
- Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas
- Licenciatura em Desporto
- Licenciatura em Educação Musical
- Licenciatura em Gestão do Património Cultural
- Licenciatura em Tecnologias para a Educação STEAM

Escola Superior de Saúde (ESS)
- Licenciatura em Audiologia
- Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais
- Licenciatura em Farmácia
- Licenciatura em Fisiologia Clínica
- Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia
- Licenciatura em Ortóptica
- Licenciatura em Saúde Ambiental

Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG)
- Licenciatura em Ciências Empresariais
- Licenciatura em Gestão Industrial e Logística
- Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente
- Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores
- Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão
- Licenciatura em Solicitadoria

Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)
- Licenciatura em Biorrecursos
- Licenciatura em Engenharia Biomédica
- Licenciatura em Engenharia Civil
- Licenciatura em Engenharia de Sistemas
- Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática
- Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
- Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (Sistemas Elétricos de Energia)
- Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
- Licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente
- Licenciatura em Engenharia Informática
- Licenciatura em Engenharia Mecânica
- Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel
- Licenciatura em Engenharia Química

Os titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados que obtenham a classificação mínima na prova, podem candidatar-se aos cursos conducentes ao grau de licenciatura da Rede Norte, com vagas fixadas, através dos Concursos Especiais para Diplomados das Vias Profissionalizantes, no site da DGES.

Toda a informação encontra-se disponível na página da Rede Norte e no Sistema de Candidaturas do P.PORTO, mediante seleção do concurso Acesso ao Ensino Superior para Diplomados de Vias Profissionalizantes nos separadores Apresentação e Documentos.