Entrada > Notícias > Parceria P.PORTO e Universidade do Porto divulga novos talentos do piano
Publicado em: 19 Fevereiro 2018

Parceria P.PORTO e Universidade do Porto divulga novos talentos do piano

Esta quarta-feira, 21 de fevereiro, decorre o primeiro recital inserido no Ciclo de Música com Piano.

São três estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Música-Piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) que protagonizam o primeiro recital inserido no Ciclo de Música com Piano, resultado de uma parceria inédita entre a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto.

O recital decorre na Reitoria da Universidade do Porto e começa às 18h com a Sonata n.º 3 op. 46, do compositor soviético Dimitri Kabalevsky (1904-1987). A interpretação está a cargo de Inês Beatriz Silva.

Da antiga União Soviética chega-nos também Chaconne, obra de juventude de Sofia Gubaidulina (1931), que será interpretada por Sofia Raquel Pais, vencedora do primeiro prémio do I Concurso Nacional Gilberta Paiva (Piano).

A terceira e última interpretação da tarde/noite propõe uma viagem até à Argentina, ao encontro da Sonata n.º 1, do compositor Alberto Ginastera. A liderá-la estará Sofia Rodrigues, vencedora do Prémio Helena Sá e Costa em 2010.

O Ciclo de Música com Piano concretiza a parceria formalizada em julho de 2017, pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e pela Presidente do P.PORTO, Rosário Gambôa, e prevê a realização, ao longo do ano letivo 2017/2018, de dez concertos — um por mês — com cerca de 30 minutos cada, interpretados por músicos da ESMAE.

Todos os concertos são abertos ao público e terão lugar na Biblioteca do Fundo Antigo da U.Porto.