Entrada > Notícias > P.PORTO assina protocolo com a UNED
Publicado em: 09 Junho 2021

P.PORTO assina protocolo com a UNED

A Universidad Nacional de Educación a Distancia é uma das maiores universidades da Europa centrada no ensino a distância e educação contínua

O Politécnico do Porto e a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) formalizaram hoje, dia 7 de junho, um protocolo de colaboração científica que viabiliza futuros projetos coordenados de investigação e formação assim como intercâmbios inter-institucionais.

Depois de uma visita ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e à Escola Superior de Saúde (ESS), procedeu-se à celebração do protocolo na presença do r
eitor da UNED, Ricardo Mairal Usón; do Presidente do Politécnico do Porto, João Rocha; do Pró-Presidente José Carlos Quadrado; da vice-reitora Laura Alba Juez; do Consejero de Educación da Embaixada de Espanha, Mario Bedera Bravo; e do Cônsul General de Espanha, Aleix Garau Montané.

"Foi uma grande honra subscrever este acordo de colaboração", declara o reitor da UNED, frisando a importância de estabelecer hoje, redes e alianças. "Os grandes projetos são grandes, não pela envergadura dos seus objetivos, mas porque beneficiam de cooperação interinstitucional. Estou convicto que as nossas instituições poderão fazer muito pela sociedade que hoje, mais do que nunca, necessita da ciência e do conhecimento. Isto é o que nos une."

Também o Presidente do Politécnico do Porto reforça a importância desta aliança: "O acordo que hoje assinámos permite alargar as possibilidades de cooperação do P.PORTO com instituições internacionais. É crucial sermos capazes de concretizar este protocolo, atuando, de facto, na partilha de conhecimento, na colaboração institucional com docentes e estudantes. Este é o passo seguinte: passar do papel à ação, assegurando que esta transferência de conhecimento se realize."

Com cerca de 250 mil alunos, a Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) é a maior universidade pública da Espanha e uma das maiores universidades da Europa. O Campus Central da UNED é constituído por onze faculdades, institutos e centros em Madrid, assim como uma  vasta rede de centros associados espalhados por toda a Espanha. A sua presença internacional é muito relevante, possuindo centros em Bata, Berlim, Berna, Bruxelas, Buenos Aires, Caracas, Lima, Londres, Malabo, México, Paris e São Paulo.

Desde 1972, a UNED visa promover a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao acesso ao ensino superior através de uma metodologia baseada nos princípios da educação a distância e com o foco nas necessidades do aluno. Atualmente a UNED é a precursora na implementação de tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior, com a maior oferta de cursos virtuais da Espanha.

Baseado no uso de metodologias ativas, nas quais os estudantes são os protagonistas de sua própria aprendizagem, este sistema está de acordo com o Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para a formação de profissionais capazes de assumir os desafios da sociedade do conhecimento. A UNED também é amplamente reconhecida internacionalmente pela investigação de excelência nas mais diversas áreas de conhecimento.