Entrada > Notícias > P.PORTO acolhe Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
Publicado em: 14 Março 2022

P.PORTO acolhe Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

O CLAIM | P.PORTO vai ser inaugurado no próximo dia 16 de março, pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações

A aposta na internacionalização, com o objetivo de captação de novos estudantes tendo em vista a sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES), é um desígnio caro ao Politécnico do Porto (P.PORTO) e ao seu Presidente, João Rocha.

Atendendo ao número crescente de estudantes internacionais, número esse que, considerando a actual guerra na Europa, irá aumentar, o P.PORTO vai inaugurar, no próximo dia 16 de março, pelas 11h30, nos Serviços Comuns, um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM | P.PORTO), resultado de uma parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

O que é um CLAIM?

Criado em 2003 para facilitar os processos de integração dos migrantes, os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes visam promover e criar pontes culturais e linguísticas com os migrantes.

São gabinetes que têm como missão ir além da informação, apoiando todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Com esta iniciativa de apoio e proximidade, o Politécnico do Porto procura agilizar a integração dos migrantes, ajudando-os a ultrapassar a severa burocracia a que ficam sujeitos à chegada, e proporcionar o mais rapidamente possível a sensação de parte integrante da Comunidade P.PORTO.

11h30 – Boas-vindas e breve contextualização – Pró-Presidente Rosa Maria Rocha
11h40 – Testemunhos
12h - Assinatura do Protocolo de Cooperação (Presidente do P.PORTO e Alta-Comissária para as Migrações)
· Intervenção da Alta-Comissária para as Migrações