Entrada > Notícias > Comitiva da Finlândia visita modelo de alojamentos SAS P.PORTO
Publicado em: 20 Novembro 2017

Comitiva da Finlândia visita modelo de alojamentos SAS P.PORTO

Visita dos responsáveis das duas maiores fundações públicas da Finlândia na gestão de residências estudantis abre cooperação internacional dos SAS para promover uma maior ligação entre estudantes dos dois países.

Os diretores das duas maiores fundações públicas da Finlândia que fazem a gestão do alojamento dos estudantes do ensino superior, Kalervo Haverinen, da Student Village Foundation of Turku e Matti Tarhio da Student Housing Foundation in Helsinki conheceram dia 14 de novembro, as residências dos Serviços de Acção Social do P.PORTO.

No âmbito da apresentação do Orçamento Participativo da Ação Social (opAS) em Berlim — o único projeto português distinguido no 39th French-German Colloquium on Student Affairs —, os representantes da Finlândia manifestaram interesse em conhecer presencialmente a realidade e modelo de alojamentos dos SAS do P.PORTO. A visita decorreu com a presença de Paulo Ferraz, administrador dos SAS, onde tiveram oportunidade de conhecer as residências de Parada Leitão e Bento Carqueja. A comitiva finlandesa destacou as funcionalidades existentes nas duas residências, designadamente o novo conceito das cozinhas, o espaço de fitness e a organização funcional dos quartos.

Na reunião de trabalho foi ainda possível aprovar uma linha de cooperação entre as três instituições, tendo em vista a partilha de conhecimento e desenvolvimento de competências transversais dos estudantes das Instituições de Ensino Superior. Uma cooperação que visará, entre outros domínios, a interculturalidade, a partilha de conhecimento e promover uma maior ligação entre estudantes dos dois países.

The Student Village Foundation of Turku é o maior complexo residencial para estudantes da Finlândia. Construída entre 1969 e 79, aloja anualmente cerca de 3500 residentes em 95 estabelecimentos de três andares. O Student Village está localizado centro da cidade de Turku, e na imediação de três grandes universidades. Construída entre os anos 1969 e 1979 e é gerida pela Turku Student Village (TYS), fundada em 1966 pela Associação de Estudantes da Universidade de Turku.

Também a Student Housing Foundation in Helsinki (Hoas - Homes for students) é outro exemplo do que a comunidade estudantil pode granjear, unindo esforços. Tudo começou em 1969, quando 16 organizações de estudantes da região de Helsínquia organizaram-se, reunindo um capital modesto, recorrendo a um empréstimo bancário, com o objetivo de proporcionar alojamento económico a estudantes deslocados. Esta é a génese da Student Housing Foundation in Helsinki que promove alojamento de qualidade a preços acessíveis para estudantes. Em pouco mais de 45 anos, o humilde capital inicial transformou-se numa organização com um volume de negócios de 70 milhões de euros e 9400 apartamentos para estudantes.