Entrada > Notícias > Alumni do P.PORTO no Corona Short Film Festival
Publicado em: 19 Maio 2020

Alumni do P.PORTO no Corona Short Film Festival

A curta-metragem da alumni da ESMAD, escola de Media Artes do Politécnico do Porto, foi selecionada para o Corona Short Film Festival

Descreve-se com o “primeiro (e, esperemos, o último) festival internacional de curtas-metragens em auto-isolamento” e nasceu como “desafio criativo” para “tirar o melhor partido da situação atual”. Foram selecionados para o Corona Short Film Festival 35 filmes produzidos durante a pandemia. Entre eles está a produção luso-brasileira Women Locked Inside, de Bárbara Tavares, alumni do Mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

Women Locked Inside é descrito como um retrato íntimo e pessoal do confinamento no feminino devido à conjuntura epidemiológica e promete “um mergulho nas várias dúvidas, fraquezas e fortalezas das mulheres em quarentena".

A curta-metragem foi filmada em Portugal e no Brasil e produzida inteiramente por telemóvel. As protagonistas da história são duas mulheres, fechadas em casa com os filhos, em Brasília e em Lisboa.

Bárbara Tavares explica que “desejava fazer um registo deste momento histórico da actual pandemia da Covid-19 sob o olhar das mulheres”. Contactou amigas e grupos de mulheres e acabou por receber mensagens de voluntárias de várias partes do mundo. A partir do material enviado, a montagem foi realizada juntamente com seu parceiro, sócio e marido, Frandu Almeida, ambos fundadores da produtora Bodhgaya Films.

O Corona Short Film Festival é uma iniciativa do ator alemão de origem sérvia Dejan Bućin, que colaborou com o realizador norte-americano Terrence Malick e que figura na série da Amazon Prime “Carnival Row”. Juntam-se na organização outros profissionais da indústria, que estão em auto-isolamento e que “decidiram transformar as suas casas em escritórios do festival”, explica-se no site do evento.

As regras ditavam que os filmes a concurso tivessem sido feitos em isolamento e que fossem inéditos, sem qualquer exibição em redes sociais ou outras plataformas. O prazo de candidaturas terminou a 25 de abril e o festival recebeu mais de 1200 propostas, provenientes de 70 países.

A votação do público decorre entre os dias 10 e 24 de maio, através deste link. O filme vencedor do prémio do júri receberá uma quantia de 1.500 euros e o vencedor do prémio do público 500 euros. Os dois filmes vencedores serão distribuídos internacionalmente pela distribuidora Interfilm Berlin.