Entrada > Ensino > CURSOS > pós-graduações > ESS > PÓS GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE: FARMACOEPIDEMIOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE: FARMACOEPIDEMIOLOGIA

A Epidemiologia e a Farmacoepidemiologia constituem-se como ferramentas fundamentais passiveis de serem utilizadas por todos os profissionais de saúde, particularmente pelos profissionais de ...

A Epidemiologia e a Farmacoepidemiologia constituem-se como ferramentas fundamentais passiveis de serem utilizadas por todos os profissionais de saúde, particularmente pelos profissionais de farmácia, porquanto se constituem como os responsáveis últimos pela cedência de medicamentos eficazes e seguros às populações, bem como pela promoção da sua adequada utilização. É neste contexto que as instituições de ensino superior, as empresas, as organizações profissionais e todos os responsáveis pela atividade na área da farmácia, têm vindo a demonstrar maior sensibilização para a formação dos seus recursos humanos nestas áreas científicas.

Sumariamente podemos entender a epidemiologia como o estudo da distribuição das doenças e seus determinantes. Assim, epidemiologia, é uma área da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições resultantes de exposição microbiológica, tóxica, traumática, que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, incapacidade e morte entre grupos de indivíduos. Já a Farmacoepidemiologia pode ser entendida como a aplicação do método e raciocínio epidemiológico ao estudo dos efeitos ? benéficos e adversos ? e do uso de medicamentos em populações humanas.

Esta formação será articulada com o Mestrado em Farmácia, área de especialização em farmacoterapia e farmacoepidemiologia, que se encontra em funcionamento na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, existindo a possibilidade de creditação das Unidades Curriculares frequentadas nesta pós-graduação, naquele mestrado.

 

b-learning
Acreditado por: 3 ano(s) em
07/02/2023

Consultar relatórios em www.a3es.pt

Número: .
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: .
Data:
07/02/2023
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
CIÊNCIA DOS DADOS EM SAÚDE 1º Semestre 4.5
FARMACOEPIDEMIOLOGIA 1º Semestre 4.0
FARMACOEPIDEMIOLOGIA AVANÇADA 1º Semestre 5.0
I & D NOVOS MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE 1º Semestre 4.0
INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE 1º Semestre 3.5
REGULAMENTAÇÃO DO MEDICAMENTO E PRODUTOS DE SAÚDE 1º Semestre 4.0
TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS 1º Semestre 5.0
Não aplicável

- Graduados em Farmácia ou Ciências Farmacêuticas ou equivalente legal; - Graduados em áreas da Ciências da Vida ou da Saúde, cujo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base; - Outros profissionais detentores de currículo académico, científico e/ou profissional relevante para o curso em questão.

Combined Shape

Navigation