Papre

O Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade (PAPRE 2024) é regulado, desde o dia 4 de janeiro de 2024, pelo Edital P.PORTO-P-001-2024.

De acordo com o estipulado no Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade (PAPRE), aprovado pelo Despacho P.PORTO/P-003/2023, de 9 de janeiro de 2023, encontram-se abertas até ao dia 29 de janeiro de 2024 as candidaturas a este concurso de apoio, de acordo com as seguintes regras:

1. A candidatura deverá ser feita exclusivamente em formato digital, de acordo com as condições previstas.
2. Só serão consideradas publicações em revistas indexadas na Web of Science, adiante designado de WoS, com data de publicação do ano de 2023.
3. Da candidatura deverá fazer parte: a) Documento assinado pelos autores de cada publicação identificados no artigo como pertencentes ao P.PORTO e que entendam subscrever a candidatura com afiliação ao Politécnico do Porto, adiante designado de P.PORTO; b) Cópia (digital) do artigo, de cada artigo a concurso, tal como aparece publicado na revista; c) Base de dados, em formato Excel, que dele faz parte integrante, devidamente preenchida com a informação obrigatória definida pelo Edital.
4. Os autores de várias publicações têm de se organizar através de candidaturas conjuntas, devendo ser indicado um nome como destinatário do apoio a conceder, ou uma divisão percentual do apoio a conceder para o caso de mais do que um destinatário.
5. Caso uma publicação apareça referida em mais do que uma candidatura, será considerada como pertencente à candidatura subscrita pelo autor do P.PORTO identificado no artigo como sendo o autor correspondente ou, na ausência dessa indicação, pelo autor pertencente ao P.PORTO que apareça primeiro na sequência de autores do artigo.
6. Os artigos a apoiar deverão corresponder a trabalho científico concreto, não sendo considerados artigos dos seguintes tipos: resumos, artigos de opinião, artigos introdutórios de números especiais de revistas, de entre outros .
7. Caberá à Comissão do PAPRE a deliberação fundamentada sobre a consideração ou não de um dado artigo.
8. Não serão considerados artigos que tenham sido identificados como plágio ou que estejam a ser alvo de averiguações a esse respeito. Caso o artigo seja ilibado do processo de plágio, a situação do mesmo será reavaliada posteriormente, de modo que possa receber o apoio a que teria direito, se aplicável.
9. A valoração do artigo será feita pela equação descrita no Edital.
10. O processo de candidatura deverá ser enviado em formato digital para a Presidente da Comissão do PAPRE, Cristina Delerue-Matos, através do seguinte endereço de correio eletrónico , sendo a confirmação da receção efetuada também por correio eletrónico.
11. O proponente deve enviar a candidatura através do seu endereço de correio eletrónico institucional, sob pena de exclusão.
12. Em caso de dificuldade no envio por correio eletrónico dos ficheiros com as publicações, devido à dimensão dos mesmos, estes deverão ser fornecidos através de outro suporte digital ou através de uma ligação digital direta aos respetivos ficheiros.
13. Qualquer situação inerente ao concurso que não tenha sido devidamente coberta pelo Despacho que aprovou o Programa de Apoio à Publicação em Revistas Científicas de Elevada Qualidade, ou pelo Edital, deverá ser resolvida, de forma fundamentada, pela Comissão do PAPRE.
14. As deliberações da comissão são lavradas em ata.
15. Nos termos previstos na alínea g) do Despacho P.PORTO/P-003/2023, de 9 de janeiro, só serão financiadas as publicações que respeitem as regras estabelecidas no Despacho P.PORTO/P-002/2023, de 3 de janeiro (Normas para Afiliação dos Autores do Politécnico do Porto e das suas Unidades Orgânicas).
16. O incumprimento dos requisitos de candidatura, assim como o não envio dos documentos exigíveis, determinam a exclusão liminar da candidatura.
17. De modo a reconhecer a excelência científica, os autores que tenham indicado a afiliação ao P.PORTO em artigos publicados em 2023, em revistas que apareçam nos primeiros 10% das respetivas áreas nos rankings referidos no ponto 9, serão reconhecidos através de “Certificados de Mérito de Publicação Científica".

Informa-se que o Edital referido está disponível para consulta em domus.ipp.pt, em Documentação > Editais > 2024.