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Teste com texto e imagem

Práticas educativas - Caso de Estudo


Considerando que a Web 2.0 incrementa a força de um grupo e no sentido da exploração de um ensino superior aberto, flexível e participativo foram desenvolvidas um conjunto de atividades significativas, suportadas nas tecnologias em rede que promoveram a criação de conteúdos pelos próprios alunos e promoveram a comunicação dinâmica entre os espaços formais e informais de aprendizagem.
Oliveira & Moreira (2008) propuseram uma prática que tem sido seguida desde então em unidades curriculares (UC) da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (LCTDI) da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e que consiste na utilização de aplicações Web 2.0 em contexto de ensino‑aprendizagem e em articulação com o sistema de gestão de aprendizagem (learning management system, LMS) Moodle.
Esta prática, representada pela Figura 1, consiste na proposta de desenvolvimento de trabalhos práticos, sendo sempre necessário utilizar aplicações Web 2.0, sobre temas relacionados com matérias lecionadas noutras UCs. Deste modo, incentiva-se a interdisciplinaridade e a possibilidade dos estudantes rentabilizarem o tempo e os recursos, desenvolvendo trabalho para duas UCs em simultâneo.

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Figura 1 - Prática de utilização de aplicações Web 2.0 no desenvolvimento de trabalhos práticos

 

Todos os trabalhos são realizados em grupo e possuem uma estrutura comum:

    Investigação sobre as aplicações Web 2.0 mais adequadas ao contexto do trabalho;
    Fundamentação da escolha realizada;
    Dinamização do tema usando a aplicação escolhida durante um determinado período, complementando-a com a utilização de outras ferramentas Web 2.0. A dinamização dependia de uma outra unidade curricular mas poderia ser efetuada pela dissertação sobre um tema como, por exemplo, resultados de investigação, artigos de opinião, clipping da Web ou seja, de uma maneira geral publicar artigos relacionados com um tema.

O trabalho inicia-se sempre com uma discussão num fórum do LMS Moodle para contextualizar o tema, discussão que se mantém ao longo da realização do trabalho. O grupo gere o seu trabalho, colaborando através de um wiki na plataforma Wikispaces e dinamiza o tema recorrendo, maioritariamente, a um blogue ou um sítio web criado pelos estudantes. Todas as aplicações Web 2.0 são utilizadas em plataformas gratuitas (Oliveira & Moreira, 2008).
A experiência pedagógica foi realizada pela primeira vez na UC Aplicações Informáticas do 3º ano da LCTDI no ano letivo de 2007/2008 e tem sido replicada desde então. Os 23 estudantes participantes não tinham formação de base em tecnologias, ingressaram no Ensino Superior provenientes, na sua maioria, da área das Humanidades e eram maioritariamente (52,7%) estudantes trabalhadores.